Projeto Literário 1 ano com Jane Austen

31 de Janeiro de 2017

Em algum post anterior, contei sobre os meus projetos literários para 2017. E um deles seria o 1 ano com Jane Austen.

2017 será celebrado o bicentenário de morte da Jane Austen. Pode parecer um pouco mórbido comemorar esse tipo de coisa, mas será um ano de muitas eventos relacionados a autora.

Já havia dito em algum outro post/vídeo daqui do Prateleira de Cima que eu não havia lido nada ainda da autora e que tinha muita vontade de conhecer a sua escrita. Então depois de ver que esse ano seria um ano de celebrações, decidi fazer esse projeto e ler todos os livros da autora.

O Projeto Literário 1 ano com Jane Austen consiste em ler todas as obras publicadas da autora, em ordem de publicação ao longo dos próximos 12 meses. Serão 9 livros com textos da Austen e mais 3 livros que tratam sobre a autora: 2 biografias e uma ficção inspirado na obra da escritora.

Fiz um vídeo para o canal do blog contando sobre o projeto 1 ano com Jane Austen. Lá tem informações mais detalhadas sobre o projeto.

Quero participar, como faço:

Se curtiram o projeto e se sentiram motivados em ler os livros da Jane Austen também durante os próximos 12 meses ou querem ler em algum ou outro mês, sintam-se a vontade. Só precisa pegar o livro e começar a ler. Ficarei muito feliz em saber que tenho companhia nessa minha empreitada e poderia ter mais gente para debater os livros. Vai ser um grande Clube de Leitura.

Cronograma 1 ano com Jane Austen

O projeto terá duração de 12 meses começando no dia 1º de fevereiro de 2017 e com término em 31 de janeiro de 2018. Montei um cronograma de leitura conforme com

Fevereiro – Razão e Sensibilidade (Resenha)

Março – Orgulho e Preconceito

Abril – Mansfield Park

Maio – Emma

Junho – Persuasão

Julho – A Abadia de Northanger

Agosto –  Juvenília

Setembro – Amor e Amizade & outras histórias

Outubro – Lady Susan, Os Watson e Sanditon

Novembro – Jane Austen: uma vida revelada

Dezembro – Uma memória de Jane Austen

Janeiro/18 – O clube de leitura da Jane Austen

Sei que há vários outros livros de ficção inspirados nos livros e na própria Jane Austen. Porém eu não queria estender muito o projeto. Provavelmente lerei esses outros livros após o término do projeto.

1 ano com Jane Austen

 Como adquirir os livros:

Jane Austen é uma autora que está em domínio público, porém apenas as suas obras originais em inglês podem ser adquiridas ou baixadas livremente pela internet.

Se vai participar do projeto, mas quer ler os livros no original, você pode fazer download das obras no site do Projeto Gutenberg:

Jane Austen – Projeto Gutenberg

Mas se o inglês não for o seu forte, não tem problema. Também há opções para todos os gostos e bolsos para apreciar as histórias da autora. Há várias edições em língua portuguesa e com boas traduções. Recomendo visitar o blog Jane Austen em Português do Brasil para saber quais são as melhores edições e quais você pode ou não investir o dinheiro.

Traduções recomendadas – Jane Austen em Português do Brasil

Outra opção é buscar na biblioteca da sua escola ou do seu bairro pelos livros da autora. Austen é uma autora clássica da literatura mundial e suas obras são fáceis de encontrar. Sebos também são ótimos lugares para comprar os livros com bom preço.

Você também pode comprar os livros em grande livrarias físicas ou online. Comprando pelos links abaixo, eu recebo uma pequena comissão

Amazon | Livraria Cultura | Saraiva | Submarino

Ao longo de todo o projeto irei compartilhar as minhas leituras nas redes sociais. Vocês podem acompanhar o progresso através da hashtag #1anocomjaneausten ou #1anocomausten

Se ainda resta alguma dúvida sobre o projeto, deixe sua pergunta aí embaixo nos comentários que terei o prazer em responder.

Estão animados??? Eu não vejo a hora de começar de vez esse projeto. Estou bem empolgada. Em breve terá resenha aqui de Razão e Sensibilidade.


Mil beijos e até mais!

Veja também

7 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Carla Vieira 31 de Janeiro de 2017 at 23:12

    Adorei o projeto! Fiquei muito interessada <3

    • Reply Karin Paredes 1 de Fevereiro de 2017 at 07:53

      Olá Carla!
      Que bom que gostou.
      Não precisa ficar todo o projeto, pode escolher um mês ou outro e acompanhar a leitura.
      Obrigada pelo carinho!
      Mil beijos!

  • Reply 1 ano com Jane Austen #1 : Razão e Sensibilidade - Prateleira de Cima 1 de Fevereiro de 2017 at 19:39

    […] daremos largada ao primeiro livro do projeto 1 ano com Jane Austen e o escolhido para iniciar os trabalhos será Razão e […]

  • Reply Natascha Soranso 2 de Fevereiro de 2017 at 22:46

    Uou!!!
    Projeto massa!! Ainda não li nada dela, Quem sabe eu me arrisco com algum deles esse ano.
    Boa leitura!

    Bjs

  • Reply 1 ano com Jane Austen #2 | Orgulho e Preconceito - Prateleira de Cima 1 de Março de 2017 at 21:28

    […] começa o segundo mês de leitura do projeto 1 ano com Jane Austen com o livro mais conhecido e adaptado, Orgulho e […]

  • Reply Drops da Prateleira Junho 2017 - Prateleira de Cima 19 de julho de 2017 at 06:00

    […] lendo: Ainda estou lendo EMMA (que comecei em maio). O projeto 1 ano com Jane Austen está mais atrasado do que menstruação em mulher grávida (piada infame, eu sei). Tanto no […]

  • Reply Últimos Book Hauls do Prateleira de Cima - Prateleira de Cima 2 de agosto de 2017 at 21:38

    […] Book Haul recheado com os livros da parceria com a GloboAlt, livro de troca e de presente e livros para o projeto 1 ano com Jane Austen. […]

  • Deixe seu comentário