A menina dos olhos molhados, da Marina Carvalho

3 de março de 2017

Eis que eu finalmente li o meu primeiro livro da queridíssima Marina Carvalho, A menina dos olhos molhados, que chegou por aqui através de parceria com a Globo Livros.

Bernardo é um excelente jornalista e suas matérias investigativas são sempre muito elogiadas. Ele só tem uma limitação: odeia trabalhar em equipe. Uma grande decepção amorosa fez com que ele se tornasse fechado e antipático. Por isso a incumbência de levar Rafaela, a nova estagiária do jornal onde trabalha, para todos os lugares, pode parecer a receita certa para uma desgraça. Mas, com o passar dos dias, Bernardo e Rafaela descobrirão que têm muito mais em comum do que a paixão pelo jornalismo…
Sinopse: Globo Livros

Essa foi uma das leituras mais controversas que tive em 2016. Esse livro até apareceu no vídeo das leituras que menos curti no ano passado. Mas ele não é de todo mal, você vai entender.

Para começar, eu nunca tinha lido nada da Marina Carvalho, Já tenho outros 2 livros dela aqui na estante.e estava esperando uma oportunidade para começar a leitura. Mas aí veio o lançamento de A menina dos olhos molhados e então quis conhecer a autora por esse livro.

A menina dos olhos molhados conta a história do livro Azul da cor do mar (que eu ainda não li, diga-se de passagem) por uma outra expectativa. O narrador-personagem dessa vez é o Bernardo, nosso protagonista. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a forma como a Marina Carvalho escreve. Ela conta a história de forma simples, clara e objetiva. O leitor se envolve com suas palavras e com a trama. A linguagem é fluída de acordo com o espaço-tempo em que a história se encontra. Acho que foi a escrita dela e não a história que me fez ir até o fim com a leitura.

O livro não rolou para mim. Ele tem os seus méritos: bem escrito, fluído. A trama é envolvente, tem um enredo que prende o leitor, mas os personagens o arrastaram para baixo na minha avaliação. Por mais que eu me identificasse com a Rafaela (sério, ela parece comigo) e gostasse dela, achei que o casal não tinha química e que a paixão ali rolou meio que forçado. Bernardo, não sei como começar a descrê-lo. Eu sei que há um passado, um trauma ali na vida dele que “tenta justificar” essa maneira de ser. Porém, nada justifica ele ser do jeito que ele é, tratar mal as pessoas, ser prepotente, orgulhoso e rude. Ainda mais que temos uma pequena visão da família em que foi criado, que pareceu bem amorosa nos momentos em que ela apareceu na história

A mudança na personalidade dele foi meio forçada. Com todo aquele jeitão, a descoberta do amor dele por Rafaela não teria rolado do jeito que rolou. Foi muito brusca, muito de repente. Ontem eu não te amo, hoje eu te amo. Ela não é construída ou vai crescendo aos poucos com pequenos gestos

Sério, foi um grande contradição o que eu senti por esse livro. Adorei a escrita da autora e não curti o romance dos personagens. Isso pode acontecer gente. É normal, tá. Tem muito lindo com uma trama maravilhosa e personagens fracos e muito livro sem narrativa e com personagens que queremos ser BFF eternos. E eu não desisti da Marina Carvalho, não. Sei que ela escreve histórias extraordinárias e quero ler muitos outros livros dela. E tenho certeza que não vou me arrepender.

Falando sobre o livro como objeto, o projeto editorial está bem bonito. Lembro que a editora fez votação para escolha da capa nas redes sociais e ambas as capas eram bem bonitas. Acho que eu tinha gostado das duas. A diagramação seguiu bem o já estabelecido padrão da Globo Alt e as páginas são amarelinhas para dar aquele conforto ao leitor na hora leitura.

Apesar de eu não ter curtido muito, A menina dos olhos molhados talvez seja uma leitura bem interessante para quem curtiu o Azul da cor do mar. Indico para todos que curtem um romance jovem e para quem está atrás de autores nacionais bacanas de conhecer.

A menina dos olhos molhados
Autora
: Marina Carvalho | Editora: Globo Alt
Páginas: 296 | ISBN:9788525062079
Skoob | Goodreads

Para ler: Amazon | Saraiva | Livraria CulturaSubmarino


Mil beijos e até mais!

Veja também

3 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Karina Carvalho 3 de março de 2017 at 12:07

    Leia Amor nos tempos do ouro ( foi meu primeiro contato com a marina ) e fiquei maravilhada

    • Reply Karin Paredes 3 de março de 2017 at 12:10

      Todo mundo fala desse livro… tem ele aqui na estante!
      Sempre quero pegar para ler, mas está difícil. hahahah
      Mil beijos!

  • Reply Book Haul Outubro 2017 - Prateleira de Cima 6 de maio de 2017 at 16:35

    […] parceria com a Globo Alt, chegou o livro A menina dos olhos molhados e […]

  • Deixe seu comentário