A Playlist de Hayden, de Michelle Falkoff

28 de junho de 2015

playlisthayden4A Playlist de Hayden chegou aqui em casa em forma de “aperitivo”, ou seja, os primeiros capítulos foram enviados para conhecermos a história. Até o apresentei no vídeo de Book Haul – mar/2015. Li e gostei. Aproveitei e solicitei para ler o livro inteiro. Então ele chegou há algumas semanas e fui terminar a leitura.

A Playlist de Hayden é um livro que conta a história de Sam, um garoto tímido, que encontra seu melhor amigo morto no quarto. A única resposta disponível para o ocorrido é uma playlist endereçada ao Sam dizendo “você vai entender”. Sam não se conformava com o que o amigo fez e quer entender o que o motivou.

playlisthayden1Ouvindo música a música, Sam tenta entender o que motivou Hayden a cometer suicídio. Quanto mais escuta as músicas, mas ele descobre o quão misterioso o seu amigo era e o quanto ele não o conhecia. E não saber o motivo que fez o seu amigo tirar a vida de um jeito tão inesperado e repentino, faz com que ele busque respostas para o que aconteceu naquela noite. E então ele conhece Astrid, uma menina que Hayden conhecia, porém Sam não. Ela ajuda Sam a se encontrar dentro da solidão que a ausência do amigo trouxe e também a desvendar o mistério sobre a noite que ele morreu.

IMG_2262O livro trata de um tema muito polêmico: bullying e suicídio. E mostra isso de forma objetiva em uma linguagem que os jovens conseguem entender. O livro relata as implicâncias que o bullying e o suicídio provoca nas pessoas que direta ou indiretamente estão envolvidas. Ele mostra o sofrimento dos familiares e amigos que buscam respostas e “culpados” para o que aconteceu. Mas na verdade, todos são vítimas nessa situação. A história não é pesada, não dá “lição de moral”. Ela te faz refletir, faz pensar no mundo dos jovens e dos problemas que eles passam.

Os capítulos iniciam com uma música da playlist. A música geralmente tem uma relação com o capítulo, ela ilustra a história de alguma forma. Várias canções bacanas aparecem no livro e tantas outras que acabei conhecendo.

playlisthayden2A história é envolvente, tem um certo mistério no ar. Você fica envolvido com a trama, quer saber o que vai acontecer e sente falta do livro quando para de ler. O final me surpreendeu e acho que o objetivo da autora, pelo menos comigo, foi alcançado. O livro me fez pensar sobre bullying e todos os problemas que essa prática faz com as pessoas envolvidas. O sofrimento, a culpa, a falta de explicação, todos os sentimentos ruins que bullying faz nas pessoas estão presentes nessa história.

playlisthaydenOutra coisa bem legal desse livro é a playlist. Com repertório bem diversificado, vocês podem escutar as músicas que aparecem no livro no hotsite do livro. Quer ouvir, é só clicar aqui! Nesse link também há outras informações sobre o livro.

Indico a leitura para todos!!! É leve, tem música e trata de um assunto polêmico, sem ser chato ou pedante. Quem quiser, o livro está disponível nas melhores livrarias físicas ou online.

A playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff | Editora: Novo Conceito| Páginas: 288 | ISBN: 9788581637044

Mil beijos e até mais!

Para acompanhar todas as novidades do Prateleira de Cima:
LojaOnline | Facebook Twitter Instagram  | Skoob | Youtube | Bloglovin

Veja também

2 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Marcela 28 de junho de 2015 at 23:23

    Gostei da resenha e até fiquei com vontade de ler o livro, principalmente para ver quais músicas ele cita. Ao mesmo tempo, fico um pouco com o pé atrás sempre que o tema é bullying. Foi um negócio tão frequente na minha adolescência que eu tenho preguiça de obras que se constroem em cima disso, porque elas dificilmente me surpreendem.

    • Reply Karin de Oliveira 1 de julho de 2015 at 11:09

      Olá Marcela, tudo bem.
      O livro é legal, tranquilo. Não aborda de um jeito muito incisivo, é mais focado nos personagens e como eles se sentam em relação a tudo isso.
      Fiquei triste com o seu relato por ter sofrido com bullying na adolescência. Sofri na escola também, mas nada comparado ao que ocorre hoje em dia com as crianças e adolescentes.
      A playlist você pode conferir aqui http://aplaylistdehayden.com.br/playlist.php

      Mil beijos

    Deixe seu comentário