Amy & Matthew, de Cammie McGovern

26 de fevereiro de 2015

IMG_1920Amy & Matthew (Say What You Will) é um livro que comprei pela capa! Sim, confesso! Não li sinopse, nem resenha, não sabia do que se tratava a história. Mas concordam que essa capa é muito fofa?

Amy & Matthew, é o quarto livro da autora Cammie McGovern. A primeira vez que o vi foi em alguma propaganda de lançamento no Facebook e gostei tanto dessa capa, achei tão fofinha, que acabei comprando o livro na pré-venda.

IMG_1892Amy e Matthew é um tipo de literatura que está na moda: o chamado sick-lit, que significa que irá contar história sobre pessoas que tem alguma condição de saúde. Mas fiquem tranquilos que nessa história ninguém morre!

O livro narra a história de Amy, uma menina de 17 anos que está no último ano do colégio e que possui paralisia cerebral o que torna apenas um lado do seu corpo funcional. Ela se locomove com a ajuda de um andador, possui dificuldades para comer e se comunica através de um computador que transforma texto escrito em som (estilo a voz do cientista Stephen Hawking). Amy é inteligente e uma das melhores alunas em sua escola, porém ela não tem amigos e isso se torna um problema, já que possui planos de ir pra universidade no futuro.

Matthew é colega de classe de Amy. Ele a conhece, mas nunca conversaram. É um menino quieto, tímido e possui algumas manias como conferir várias vezes se a torneira está fechada, de ficar contando janelas ou de lavar as mãos inúmeras vezes. Ele tem um transtorno, mas não assume e nem quer ajuda.

IMG_1894A história dos dois se cruzam quando Amy decidi que ao invés de ter adultos a auxiliando na escola ela queria que voluntários a ajudassem durante o período das aulas. Além de Matthew, mais 3 colegas fazem parte desse grupo de voluntários,  o que permite que Amy conheça novas pessoas.

Matthew é um dos voluntários mais atenciosos, mas teve momentos em que pensou em desistir da função de ajudar Amy. Com os encontros e as conversas, uma amizade começa a se construída e a relação de cumplicidade e companheirismo fica mais sólida. Eles acabam se apaixonando e os problemas e as situações cotidianas os impedem de revelar os sentimentos que sentem um pelo outro. Esse medo de não saber a hora certa de dizer o que sentem, acabam os colocando em situações complicadas e os afastando.

IMG_1900O livro está escrito em terceira pessoa, mas o narrador consegue se aprofundar nos sentimentos dos personagens de forma profunda. A gente consegue sentir o que os personagens estão passando, suas angústias e dúvidas.

Adorei a história. Leve, verdadeira, descontraída! Um romance real, sem muita fantasia. A narrativa é dinâmica, nem um pouco cansativa e não dá aquela aflição do tipo “Se declara logo! diz que o(a) ama!”. O leitor consegue curtir cada página sem muita afobação, no tempo certo. Acho que é isso que torna a história interessante.

IMG_1927Em tamanho padrão, o livro esta com uma boa diagramação. A fonte é de um tamanho confortável e estilo legal. O bacana o que foi feito que nas falas da Amy. As palavras dela estão em caixa alta (letra maiúscula) para mostrar que não é a sua voz real e sim a voz mecanizada de um computador. Na foto abaixo da pra ver como ficaram as páginas e o detalhe da fonte em maiúscula.

IMG_1913Quem estiver interessado, o livro já está disponível em todas as casas do ramo, lojas físicas ou onlines. E quem tiver interesse em ler a versão em inglês, pode adquirir no BookDepository nesse link. Sempre pesquisem o preço em outras lojas como na Amazon, para ver se não vai sair muito caro.

IMG_1896IMG_1904Até mais!

 Para acompanhar todas as novidades do Prateleira de Cima:
LojaOnline | Facebook Twitter Instagram  | Skoob | Youtube | Bloglovin’

Veja também

Nenhum comentário no blog
comentários pelo Facebook

Deixe seu comentário