Apaixonada por Palavras, de Paula Pimenta

13 de novembro de 2012

Apaixonada por Palavras é o primeiro livro que li da escritora Paula Pimenta, e posso dizer que amei, que me surpreendi e que indico para todos que gostam de ler, de crônicas, de amor, da Paula Pimenta e da sua obra.  Antes de falar sobre o livro, vou contar como conheci a autora e como cheguei até o livro.

Alguns meses atrás, já ouvia falar sobre uma nova escritora, brasileira, que estava fazendo sucesso e a leitura das adolescentes com uma série de livros voltado para os mais jovens. Acho que esse fato ocorreu às voltas do lançamento do livro Fazendo Meu Filme 4. Não dei muita bola, talvez por achar que já tinha passado da fase, ou talvez por estar com pouco tempo para os livros.

Um tempo depois vi uma amiga da faculdade (oi, Ingrid) lendo, super concentrada o Fazendo Meu Filme 3. Ela contou um pouco da história (sem spoiler, claro!) e da autora, falando o quão maravilhoso e legal o livro é, que deveríamos ler,  e foi depois disso que passei dá mais atenção.

Na última Bienal de SP, enquanto visitava, descobri que a Paula Pimenta iria fazer um bate-papo e também autografar a sua mais nova obra, Apaixonada Por Palavras. Fui conhecer a autora e descobri a doçura de pessoa que ela é. Muito atenciosa e paciente com seu público, explicou como foi o processo criativo de suas obras para os que já  a conheciam e também para os que acabavam de conhecê-la (oi!). A luta para assinar um contrato com uma editora para lançar seu primeiro livro e também a história da vontade de publicar algo como o Apaixonadas por Palavras. Comprei ele para conhecer, talvez por achar que ali haveria textos que combinariam mais comigo, com a minha faixa etária. E confesso (de joelhos!) que me arrependo profundamente de não ter comprado os outros.

Apaixonadas por Palavras é um livro que reúne textos escritos pela autora desde muito antes de ser famosa. São 56 crônicas escritas entre 2000 e  2009 que falam sobre diversos temas, de amor à violência urbana. São textos que expressam a opinião da autora nas mais diversas situações da vida. O livro é bacana por mostrar um pouco esse lado pessoal, por trazer a sua visão de mundo. São textos que nos surpreendem por sua simplicidade e verdade, que falam do cotidiano da Paula, mas que poderia ser de qualquer coisa pessoa, mostrando como somos tão iguais e tão diferentes.

Não tem como não se encantar e se identificar com os textos. Acho que muitos leitores vão dizer: “Caramba, parece que a Paula escreveu isso aqui pensando em mim!” Pois foi assim que me senti enquanto lia suas palavras. Claro que teve crônicas que me tocaram mais e posso dizer que algumas se tornaram as minhas prediletas: Apaixonada por Palavras (óbvio!), À Distância, Velhice, Carta a um futuro Namorado, Bem Guardado e Inveja Transparente. Acho que tem mais, mas são esses que me recordo.

Publicado pela Editora Gutemberg em agosto de 2012, o livro tem uma diagramação muito bacana, com as partes destacadas em rosa e itálico. Demonstra cuidado na seleção das textos que iriam compor o livro. E esse coração super fofo sinalizando o final da crônica. Muito amor! A capa ficou bem legal com essas balinhas coloridas com letrinhas (lembra Skittles) e tem uns detalhes legais com palavras em segundo plano atrás do título.

Meu exemplar autografado. Depois de ler, posso afirmar que estou apaixonada por Paula Pimenta e por suas palavras. Tenho visto resenhas de outras blogueiras e me apaixonando com as histórias. Quero muito ler os outros livros e pretendo fazer isso em breve com a série Fazendo Meu Filme (bem que podiam lançar um box, né? A loka dos boxes de livros!), mas talvez eu comece por Minha Vida Fora de Série, já aguardando ansiosa o lançamento da continuação.

Caso queiram saber mais sobre a Paula Pimenta e novidades, só acompanhar nos links: site oficial, @paulapimenta, Skoob,  Facebook e  fanpage.

Veja também

9 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Lorena Rocco 13 de novembro de 2012 at 23:43

    Tá ai um livro/autor nacional que tenho muita vontade de ler.

    Falam tanto da Paula e eu ainda não tive oportunidade de ler. Já está na minha lista de desejados!

    Beijo.

  • Reply Amaranta Sanches Gontijo 26 de novembro de 2012 at 20:34

    Aii, a Paula é linda, perfeita e o que eu tenho mais a dizer??? ela é indescritível! Fazendo meu filme foi a melhor série que eu já vi na vida… Eu até acabei chorando no final do livro, pois a história da nossa amiguinha Fani é linda e porque também eu sabia, que ia ficar muito tempo sem “falar” com ela… Também tenho autógrafo no “Apaixonada por palavras” e no “Minha vida fora de série”. Bora comprar em dezembro “Diário da Fani”??? No lançamento eim… haha
    Vc vai amar os outros livros. Enfim, resenha, livro e autora perfeita! rsrsrs 🙂

    • Reply Karin 27 de novembro de 2012 at 17:23

      Amaranta, obrigada pelos elogios a resenha!!!
      Eu amei o livro e não vejo a hora de poder conhecer a Fani. Já está reservada para as leituras do ano que vem!!!
      Beijos

  • Reply Letícia 27 de novembro de 2012 at 21:06

    Paula Malagueta 😀
    Ela se tornou minha escritora favorita.E também uma inspiração para tornar meu sonho, de ser escritora, realidade!

    • Reply Karin 27 de novembro de 2012 at 22:10

      Oi Letícia!!!
      A Paula é muito boa mesmo, né.
      E quando tiver a história pronta, envia que terei prazer de ler!!!

  • Reply Letícia 3 de dezembro de 2012 at 11:35

    :DD

  • Reply Luíza 27 de junho de 2013 at 21:07

    Oi Karin!
    Achei esse livro em um site de livraria, e ao pesquisar mais sobre, acabei encontrando seu blog e curti muito o que você escreveu sobre. Minha vontade de ler esse livro aumentou depois de ler seu comentário! hehe
    Um Beijo,

    Luíza (uma pessoa que assim como você, é apaixonada por livros, música e fotografia)

    • Reply Karin 27 de junho de 2013 at 21:37

      Oi Luíza que bacana que você encontrou a minha resenha.
      Estou sempre colocando resenhas aqui no blog.
      Beijinhos

    Deixe seu comentário