Desafio Literário 2012: Cotoco

30 de novembro de 2012

Cotoco

Ehhh. Estamos em novembro!!!

Esse mês no Desafio Literário 2012, o tema é Autor Africano. Tinha planejado ler 2 livros, mais o corre corre pré-férias e a dificuldade de encontrar livros com um bom preço dentro desse tema. Tentei Mia Couto, mas os livros estavam um tanto quanto salgados.

Então a bola da vez foi Cotoco de, John van de Ruit. Sempre tive curiosidade de ler esse livro. Achava interessante a capa, e o nome também me instigava. Daí, na minha ida a Bienal de SP 2012 encontrei a obra por apenas R$ 8,00 e acabei comprando.

Cotoco fala sobre a vida de John Milton em seu primeiro ano no internato para meninos. Ambientada em 1990 na África do Sul, o livro narra as aventuras de Milton apelidado de Cotoco por conta de não ter ainda entrado na puberdade. Escrito em forma de diário, o próprio John conta todas as situações que vive juntamente com seus colegas de dormitório, os Oito Loucos. Além das aulas, Cotoco ainda tem que gerenciar sua vida com todas as outras atividades que decidi participar como os campeonatos de Críquete e de Rúgbi, a leitura de livros indicados pelo professor Guv, as confusões com os colegas, as paixões e os ensaios para a apresentação do musical Oliver, no qual o próprio Cotoco é o protagonista. Sem contar a convivência com os pais que parecem dois lunáticos.

O livro é escrito de forma bem humorada e retrata todas as confusões típicas da idade que esse menino apronta e enfrenta. Você se diverte com todo o relato das aventuras e situações mais engraçadas que alguém consegue viver em um internato. A narrativa vai seguindo com toda a expectativa da apresentação do musical e um mistério que assombra a escola e aguça a curiosidade dos alunos.

O livro foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. Cotoco é o primeiro livro de uma série escrita pelo autor, mas as sequências ainda não foram traduzidas e publicadas por aqui. Quem sabe em breve.

John Milton ao longo do ano letivo lê vários livros e achei bacana colocar a lista aqui como sugestão de leitura:

  • Esperando Godot – Bertold Bretch
  • O Apanhador no Campo de Centeio – J.D.Salinger
  • Ardil 22 – Joseph Heller
  • O Senhor dos Anéis – J.R.Tolkien
  • À Espera dos Bárbaros – J.M.Coetzee
  • Uma Estação Branca e Seca – André Brink
  • O Velho e o Mar – Ernest Hemingway
  • Oliver Twist – Charles Dickens
Indico a leitura de Cotoco, pela diversão, confusões e simplicidade da narração. Boa leitura!!!

 

Veja também

2 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Endry 12 de dezembro de 2012 at 01:57

    Estou DOIDA para ler! Muita gente dizendo que é ótimo e divertido 🙂

    Beijo grande :*

    • Reply Karin 12 de dezembro de 2012 at 09:33

      Eu gostei …. e descobri que tem umas continuações….

    Deixe seu comentário