DL 2012: Persépolis, de Marjane Satrapi

23 de outubro de 2012

Persépolis

Persépolis foi o segundo livro que li para o tema Graphic Novel do Desafio Literário 2012. E amei.

Escolhi Persépolis sem saber do que ele trata e me surpreendi. O livro é a autobiografia da autora e ilustradora Marjane Satrapi, uma iraniana radicada na França, que viveu as mudanças políticas e sociais ocorridas em seu país ao longo de sua infância e adolescência.

Satrapi retrata os aspectos e dramas de sua vida com uma dose de humor inteligente. Os textos são simples e as ilustrações muito bem feitas e divertidas, tudo em preto e branco.

A narrativa faz com que você viaje nas aventuras da personagem, nos seus problemas e conquistas. É um livro genial e vale a pena ler. Gostei tanto do livro que o elemento chave é não saber do que se trata. Por isso essa resenha está tão pobrezinha.

Em 2007, Satrapi escreveu e dirigiu uma animação baseado no próprio livro e que foi indicado ao Melhor Filme de animação em 2008.

Agora, vou avisar a vocês: tirando A Turma da Mônica, a maioria dos quadrinhos e Graphic Novels não são para crianças (e muitas animações também não). Portanto, aproveitem as leituras de HQ e as GN, principalmente as que são criadas como quadrinhos (diferente dos romances  adaptados para os quadrinhos).

Recomendo a leitura de Persépolis.


Mil beijos e até mais!

Veja também

2 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Tany 24 de outubro de 2012 at 22:59

    Taí um gênero que eu sempre quis ler e sempre enrolo. Tenho uma lista de Graphic Novels imensa pra ler, mas acabo sempre pegando outros livros. 🙁

  • Reply Our Shared Shelf: o clube do livro da Emma Watson - Prateleira de Cima 19 de maio de 2017 at 03:00

    […] Junho/2016 | Persépolis – Marjane Satrapi (Resenha) […]

  • Deixe seu comentário