Desafio Literário 2012: Poliana

19 de Fevereiro de 2012

Poliana

Escrito por Eleanor H. Porter, Poliana é o mais famoso livro dessa escritora do início do século XX. É um clássico da literatura infanto-juvenil que teve no seu primeiro ano de publicação mais de um milhão de cópias na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, o livro foi publicado em 1934 com tradução do Monteiro Lobato.

Poliana conta a história de uma menina de 10 anos, filha de um missionário pobre. Depois de ficar órfã, a menina vai morar com sua tia Paulina, uma mulher solteirona, rica e muito severa. A criança chega a casa trazendo uma alegria e um contentamento sem fim. Ela vive seus dias de forma otimista ensinando o “Jogo do Contente” para os integrantes da propriedade Harrington e mudando com a atmosfera (para melhor!) da pequena Beldingsville, mostrando para seus habitantes as vantagens e maravilhas desse jogo.

A vida de Poliana e de todos os outros personagens envolvidos com a menina muda depois que um incidente ocorre, colocando em xeque todo o otimismo que Poliana espalha.

———-

Poliana é um livro infanto-juvenil de leitura simples e rápida. No início, eu achei um saco toda a história do “Jogo do Contente” e o lado bom de tudo. Achava Poliana muito chatinha, uma menina um pouco enjoadinha. Mas com o desenrolar do enredo, acabei me simpatizando com a ela e sua alegria de viver. A história é leve e agradável, e acaba se encantando com seus feitos por toda a pequena cidade. A narrativa fica ainda mais interessante depois que um incidente acontece e muda toda a trajetória das vidas dos personagens.

O livro tem agradado gerações e continua sendo uma boa escolha de leitura para jovens de qualquer idade. A história tem uma mensagem tão forte que já foi utilizado em pesquisas e gerou nome para uma síndrome: Síndrome de Poliana.

Me interessei em ler a sequência escrita pela própria Eleanor H. Porter, Poliana Moça. Mas esse assunto será para uma próxima resenha.

Veja também

13 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Júlia Delphino 19 de Fevereiro de 2012 at 11:07

    Já li esse livro e adorei… Sou louca pela continuação, mas não acho em nenhuma livraria ou sebo por aqui :S
    Eu também não gostava da ‘Doce Poliana’, mas me emocionei tanto com o incidente e com toda a história que acabei emprestando o livro para vários amigos meus.
    A resenha está ótima mesmo, foi super sincera mostrando o seu ponto de vista e além do mais, falou quase tudo do livro e ainda deixou aquela pontinha de mistério. O que é muito bom (:
    Parabéns!

    • Reply Karin 20 de Fevereiro de 2012 at 08:47

      Obrigada Julia
      Toda vez que resenho livros fico com medo de ter estragado a história para alguém que não leu.

  • Reply Sara Vieira 19 de Fevereiro de 2012 at 15:55

    Ah, que lindo ver você falando de Poliana, é um dos meus livros preferidos <3
    Eu tenho ele e o Poliana Moça, sou completamente encantada com a história :3
    Beijos!

  • Reply Joice Larissa 19 de Fevereiro de 2012 at 21:28

    Oi, Karin!
    Esse foi meu primeiro livro sem imagens na minha infância!! Eu amava, tanto que li a continuação, mas a continuação eu não lembro muito bem…

  • Reply virginia 20 de Fevereiro de 2012 at 13:05

    Li este livro aos 6 anos e é com certeza um dos meus livros favoritos, pena que nunca consegui fazer o jogo do contente, isso é para pessoas fortes….

    O poliana moça também é bom….

  • Reply Bruna 21 de Fevereiro de 2012 at 01:27

    Acho que esse é o tipo de livro que todo mundo lê, mas nem todo mundo tem coragem de admitir! uaehuaehuae nunca li, mas também nunca animei pra ler :~

    beijos! 🙂

    • Reply Karin 21 de Fevereiro de 2012 at 08:33

      Você sabia que até pouco tempo atrás eu nem conhecia??? Foi uma boa leitura.

  • Reply Luana Pagung 21 de Fevereiro de 2012 at 16:39

    Adoro este livro, fez parte da minha infância, e depois, parte da adolescência também, quando retomei os pensamentos aprendidos nele. Tenho procurado por uma edição em especial dele para reler. É mesmo um livro encantador.

  • Reply Juliana Xavier 25 de Fevereiro de 2012 at 19:01

    Eu só li o Poliana Moça e adorei! Poliana deve ser lindo também! Queria ter lido pro desafio, mas estou tão sem tempo com uma monografia me assombrando! rs…

    Em julho ele entra na fila! 🙂

    Beijo

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com

  • Reply Desafio Literário 2012 | Prateleira de Cima 4 de Março de 2012 at 00:09

    […] Poliana – Eleanor H. Porter – (resenha) […]

  • Reply Marlene Bernardo 29 de Abril de 2012 at 22:45

    Olá,

    Primeiro quero parabenizá-la pelo blog!

    Descobri-o por acaso, mas pretendo passar sempre por aqui. Amo ler, pena que no momento não tenho muita disponibilidade de tempo.

    Com relação ao livro Poliana, eu li e o amei. Realmente no inicio tive a mesma impressão sua, mas depois acabei me apaixonando por toda narrativa e principalmente pela personagem principal.

    Também li a continuação e gostei muito.

    Sobre a solicitação da Julia Ribeiro que não consegue achar a “continuação” em nenhum Sebo, gostaria de indicar um site que reune todos os sebos, chama-se estante virtual.

    Tomei a liberdade de fazer uma pesquisa e percebi que eles tem o livro para vender, assim repasso o link para quem mais tiver interesse, se você me permitir é claro: http://www.estantevirtual.com.br/qtit/poliana-moca

    Abs. e bom feriado a todos!

    Marlene Bernardo

    • Reply Karin 30 de Abril de 2012 at 09:03

      Olá Marlene, obrigada pela dica. Eu já conheço o site e sempre faço uso dele.
      A Editora Saraiva lançou uma coleção chamada Saraiva de Bolso com vários títulos de grande sucesso. Faz parte desta coleção o livro Poliana (a edição que li) e há pouco tempo lançou a continuação Poliana Moça. Você pode conferir nesse link (Coleção Saraiva de Bolso)
      Adorei a visita, viu?
      Beijos e boa semana

  • Reply maria eduarda r. 29 de outubro de 2014 at 10:43

    Estou lendo e uma historia triste e legal eu amei na primeira lida Poliana e uma menina tao legal, o livro e lindo
    PARABENS PARA QUEM ESCREVEU!

  • Deixe seu comentário