Desafio Literário 2012: Dexter, a Mão Esquerda de Deus

31 de março de 2012

Se quiser ler Dexter: A Mão Esquerda de Deus (Darkly Dreaming Dexter, 2004), fique ciente que deverá ter um pouco de sangue frio, muito frio.

Escrito por Jeff Lindsay, é o primeiro da série de 6 livros já publicados pelo autor. Também foi o livro que originou a série Dexter.

Dexter Morgan é um perito especialista em respingos e borrifos de sangue do Departamento de Polícia de Miami. Até aí, tudo bem! O inusitado é que, mesmo aparentando ser um rapaz comum, ele é nada mais, nada menos que um serial killer. Mas ele só mata aqueles que realmente merecem morrer conforme o Código de Harry, seu pai adotivo que sabia da sua condição de sociopata e ensinou como ser correto e o que fazer para nunca ser pego.

A narrativa começa mostrando todo o método que Dexter usa para “cometer a limpeza” na sociedade e o primeiro alvo é um padre. Calma! Existe uma razão (para ele, claro) fazer isso. Mas não irei contar aqui o porquê, deixo a curiosidade para vocês pegarem o livro.

Em Dexter: a Mão esquerda de Deus, Dexter se vê atraído por um serial killer que tem aterrorizado a cidade de Miami. Com um método extremamente semelhante com o seu, ele fica impressionado com toda a limpeza e destreza nos cortes que o assassino faz ao cometer os crimes. Dexter se sente incomodado com o criminoso e começa a se envolver com todo o mistério que está atormentando a sua cabeça.

O livro foi escrito em uma linguagem bem tranquila. É todo contado sob o ponto de vista do personagem principal com um humor sarcástico extremamente inteligente. Confesso que fiquei impressionada com a total consciência sobre sua condição psicológica. O horror pela bagunça e pela falta de higiene é algo muito peculiar no personagem. Tem momentos que você acha graça por ele ser e querer que as coisas sejam tão asseadas.

Nunca vi episódio algum da série de TV, mas quero e pretendo ler os outros livros da série. Dos 6 já publicados, apenas os 5 primeiros estão traduzidos e foram publicados pela Editora Planeta.

Para saber mais sobre o Desafio Literário 2012, acessem aqui.

Veja também

1 comentário no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Desafio Literário 2012 | Prateleira de Cima 31 de março de 2012 at 11:39

    […] Dexter: A mão esquerda de Deus – Jeff Lindsay – (resenha) […]

  • Deixe seu comentário