E se for você?, de Rebecca Donovan

22 de fevereiro de 2016

IMG_4061

Então eu li E se for você? Não sei nem como começar a escrever essa resenha. Sério! Juro!

Para começar, fiquei sabendo do lançamento do livro pelo Facebook da Globo Alt quando eles fizeram a votação para a escolha da capa. Pronto! Já fiquei encantada pelo livro.

A ansiedade ficou ainda maior quando recebi um e-mail perguntando se havia interesse em ler o livro antes do lançamento. Claro que respondi que sim e fiquei louca de ansiedade pela chegada dele.

E chegou e li e amei!

IMG_4122

Cal acaba de entrar na faculdade e divide seu tempo entre aulas e festas com os amigos. Até que ele encontra Nicole Bentley, por quem ele foi apaixonado quando criança, e de que nunca mais tinha ouvido falar desde que se formaram na escola, há mais de um ano.

O único problema é que .. aquela garota não é Nicole. Ela é idêntica à menina que conviveu com Cal, mas seu nome é Nyelle Preston e, ao contrário de Nicole, essa garota é impulsiva e ousada, e só quer aproveitar a vida. Quando os segredos do passado e do presente começam a colidi, de uma coisa ele poderá ter certeza: nada é o que parece ser.

IMG_4078

Essa é a história de Cal, um menino tranquilo que tem como melhor amiga Rae. Ele está na faculdade, vivendo sua vida normalmente. Até que encontra Nicole em uma festa da faculdade, mas não era Nicole ali e sim Nyelle. E sentimentos e confusões retornam para sua cabeça. Afinal de contas, o que aconteceu com Nicole e Richelle, suas outras grandes amigas da infância. Enquanto tenta desvendar o mistério do sumiço de Nicole, ele se envolve com Nyelle, uma garota totalmente diferente da amiga do passado, apesar de ser fisicamente idêntica. Mas a dúvida, persiste e ele começa a procurar um jeito de entender toda a história e entender o que ocorreu para que os quatro amigos se separassem.

E se for você?

Quando a gente começa a ler E se for você? achamos que o personagem principal é o Cal, mas não! Na verdade não dá para saber se há um personagem central. É ele a voz no livro, mas não é a história dele que é o mistério. É a história do grupo de amigos que se desfez da noite para o dia quase que literalemnte. Ele quer desvendar o mistério por trás do sumiço da amiga Nicole e também da amiga Richelle que não falava com elas desde o início do ensino médio. Além de querer saber o paradeiro delas duas, Cal, juntamente com a amiga Rae queria entender o que realmente aconteceu para que o grupo de amigos tão unidos se separasse de forma tão estranha e repentina.

E se for você?

Esse é o primeiro livro da Rebecca Donovan que eu leio. A autora também escreveu a série Breathing, que foi lançado aqui no Brasil pela Editora Pandorga. Gostei muito da sua forma de escrita: leve e misteriosa. No livro, autora utiliza o recurso de flashback. Então temos o presente e o passado sendo contados para que o leitor consiga entender os acontecimentos e consiga desvendar o mistério por trás da história. No presente, Cal conta os acontecimentos; no passado temos as vozes dos quatro amigos, contando o que ocorreu na visão de cada um deles.

E se for você?

E se for você? é uma graça. Começando pela capa que passou por votação entre os leitores. No 2º Encontro de blogueiros com a Globo Alt, a responsável pela capa nos explicou todo o processo criativo. Falou da imagem, do mistério presente nela no qual só aparecem o olhos, característica que Cal reconheceu logo de cara quando viu a Nyelle pela primeira vez e que não dá para saber se a ela está triste ou feliz.  A diagramação ficou muito boa, com fonte em tamanho confortável, escrita em páginas amarelas que ajudam para que a experiência de leitura seja agradável.

E se for você?

Os personagens são cativantes na medida certa e você se apega a eles. O livro é fofinho, gostoso de ler. Você não quer parar, porque a autora te prende ali com a trama e você fica ansiosa para saber o final da história.  A gente começa a desvendar o mistério a partir último terço do livro. Não é uma grande reviravolta que ocorre, mas é surpreendente na medida do esperado para o livro. A gente se emociona e até cai um cisquinho nos olhos no final.

IMG_4110

Acredito que é uma história que fala sobre amizade, sobre as relações entre amigos, sobre ser você mesmo acima de tudo, sobre vencer medos e ser livre para ser o que deseja ser. É também um livro sobre o amor, de segundas chances, de poder consertar erros do passado ou pelo menos fazer alguns ajustes. Recomendo a leitura para todos aqueles que desejam uma história sobre amor e amizade.

E se for você?

Quero agradecer a toda Equipe da Globo Alt pelo envio do livro e o carinho e cuidado que vocês tem com os seus leitores e parceiros.

O livro estará disponível nas livrarias físicas e online de todo o país a partir dessa semana. Mas já está disponível em ebook na Amazon.

Depois me contam o que acharam do livro.

E se for você?
Autor: Rebecca Donovan | Editora: Globo Alt
Páginas: 337 | ISBN:9788525059574
SkoobGoodreads

Para ler: Amazon | Submarino | Saraiva | Livraria Cultura


Mil beijos e até mais!

Veja também

2 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply KÉSIA CHIARELLI 29 de abril de 2016 at 11:06

    DEPOIS DESSA RESENHA VOU TER QUE LER ESSE LIVRO!!!!
    Brigadinha

    • Reply Karin Paredes 11 de maio de 2016 at 12:19

      Késia obrigada pelo carinho!
      Você vai curtir muito esse livro! Depois me conta o que achou!
      Mil beijos!!!

    Deixe seu comentário