Diário de um Banana, de Jeff Kinney

26 de novembro de 2012

Há meses que o livro Diário de um Banana, de Jeff Kinney estava na minha estante na prateleira de próximas leituras, mas nunca tomava coragem de pegar pra ler (outras prioridades literárias). Só que semana passada decidi pegar para ler e foi de uma vez. Li o livro em no máximo 3 horas (rapidinho, né).

É um livro que considero infanto-juvenil já que mostra a vida do menino Greg, que está no 6º ano do ensino fundamental. A história conta o dia a dia desse jovem de forma despretensiosa, já que não há uma narrativa com começo,  meio e fim. E sim, pequenos casos e encrencas que a personagem acaba enfrentando.

O humor é a grande estratégia do autor. O leitor se identifica muito com os personagens por que todos que leem o livro já passou, vai passar ou está passando por situações como aquelas que são bem comuns aos adolescentes hoje.

Publicado no Brasil pela Vergara e Riba Editoras, o livro se apresenta em capa dura e tem as folhas amarelinhas. A estrutura do livro é bem bacana. Dá para notar que abusaram bastante dos recursos gráficos pois mostra como se fosse um caderno com pauta e ainda utilizaram uma fonte no estilo manuscrito, para que a noção de “livro de memórias” seja entendida. Na capa fala que é um romance em quadrinhos, porém para mim tá mais para um livro ilustrado. E as ilustrações são peças chave no enredo, já que sem elas a ideia do livro não teria sentido.

Diário de um Banana acabou se tornando uma série com 7 livros publicados, além dos livros-extras. O segundo eu devo ler em breve, já que ambos exemplares são do irmão Lucas. Os outros devem demorar um pouquinho.

A série também já foi adaptada para o cinema e conta com 3 filmes lançados. O 3º filme, Diário de um Banana 3, está em cartaz nos cinemas de todo o país.

Recomendo o livro para todos. É uma ótima sugestão de leitura e presente para aquele “aborrecente” que não gosta muito de ler ou mesmo para crianças que estão aprendendo e se interessando pela leitura. Divertido, trágico e com linguagem super simples.

Epa, neném!!!

Veja também

6 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Luiza Luth 26 de novembro de 2012 at 22:18

    Olá, adorei saber..
    tem um tempo já que eu tenho escutado falar desse livro e agora fiquei com mais vontade ainda de ler!!

    beijoos

  • Reply Amanda 27 de novembro de 2012 at 12:43

    Oi Karin, adoro esses livros infanto-juvenis. Vou nas livrarias e quando vejo, estou saindo com um.
    Esse ainda não li, vou ver se acho…adoro indicações de livros.

    beijos

    • Reply Karin 27 de novembro de 2012 at 17:24

      Amanda, queria ter tirado mais fotos bacanas desse livro para ilustrar o post, mas não pude por conta da correria das férias, mas os próximos eu prometo que irei tirar.
      Beijos

    • Reply Karin 27 de novembro de 2012 at 17:25

      Amanda, é sempre bacana essas leituras infanto-juvenis. Faz relembrarmos a infância e adolescência!!!
      Sempre dá uma olhada nas ofertas e promoções!!!

  • Reply Eu li: Diário de um Banana – Rodrick é o Cara, de Jeff Kinney | Prateleira de Cima 14 de dezembro de 2012 at 07:01

    […] primeiro livro da série um Diário de um Banana a pouco tempo atrás e quando publiquei a resenha (aqui) havia dito que logo iria ler a continuação. Pois bem, aproveitei a minha ida ao Rio e peguei […]

  • Reply GABRIEL 7 de Maio de 2013 at 22:30

    DIÁRIO DE UM BANANA
    ESSE LIVRO NO COMEÇO FOI MEIO CHATO MAIS PEGA O JEITO < NÃO É TÃO CHATO LER UM LIVRO DE 217 PÁGINAS NÃO PRECISA LER EM UM DIA SÓ E MUITO MAIS LEGAL LER EM UM DOIS TRÊS OU QUATRO DIAS E NÃO LER DE PRESE SE NÃO, NÃO ENTENDE

  • Deixe seu comentário