Eu li: Divã, da Martha Medeiros

9 de novembro de 2012

Divã foi um daqueles livros que leio como um pequeno refresco entre a leitura de dois livros mais extensos. Comprei o livro na Bienal de SP quase que de graça (não tenho certeza do valor, acho que foi entre R$3 e R$5). Comprei pela curiosidade, pelo preço e também pelo fato de nunca ter lido nada da autora

Escrito por Martha Medeiros, o livro conta a história de Mercedes, uma mulher de meia idade, casada e com filhos. A narrativa é feita como um confessionário. A sensação que o livro dá é que estamos em um consultório de psicanálise e que somos o terapeuta para o qual a protagonista revela seus pensamentos íntimos.

A história é bem leve e divertida. Teve momentos até que me identifiquei com a personalidade da personagem. O livro mostra a realidade de muitas mulheres hoje na mesma faixa etária da Mercedes. Os medos, problemas e dúvidas que surgem quando começamos a nos questionar sobre a vida.

Assisti o filme e achei boa a atuação da Lilian Cabral no papel da protagonista. Mas a essência do livro foi perdida na adaptação. A ideia do divã e do terapeuta que temos no livro, não existe no filme. Para quem não viu vou deixar um vídeo do trailler:

Fica a indicação aí para vocês. Para quem leu, deixa nos comentários o que achou do livro.

 

Veja também

3 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply lilian 9 de novembro de 2012 at 13:54

    adorei a resenha mas não assisti o filme ainda, mas normal muitos livros perdem a essência quando são adaptados para filmes ou série.

    • Reply Karin 9 de novembro de 2012 at 15:58

      Lilian, o filme é interessante. Já leu o livro???

  • Reply Ann 10 de novembro de 2012 at 11:21

    Ainda não li nem vi o filme, mas gostei muito da sua resenha! Tenho curiosidade com esse livro, parece legal! (fora que é da Martha Medeiros, amo amo amo ela!!)
    Beijinhos

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

  • Deixe seu comentário