Eu te darei o sol, da Jandy Nelson

9 de Fevereiro de 2016

IMG_2862

Eu te darei o Sol: o que falar desse livro com essa capa amarela, lindona! A primeira coisa foi a capa que me chamou a atenção. E que leitura gostosinha. Adorei

Eu te darei o Sol conta a história de dois irmãos, gêmeos bivitelinos e a relação fraterna que os ligam. Noah e Jude são como quase todos os irmãos gêmeos: unha e carne. Noah é sensível, gosta de pintar e sente atração por outros meninos, mas ainda está confuso nessa descoberta. Jude é mais espevitada e gosta de esculpir na areia da praia. A mãe dos gêmeos, crítica de arte,  sente que seus filhos possuem grandes chances de entrar para a escola de Artes e os apoia incentivando-os para que consigam entrar. Tudo está caminhando bem até que Jude acha que sua mãe tem um apreço maior por seu irmão e começa uma guerra na relação mãe-filha. Noah não consegue notar toda essa disputa pois está conhecendo o novo vizinho que desperta sentimentos que até então ele desconhecia. Mas uma tragédia acaba distanciando mais ainda os irmãos e o clima de disputa se instaura na vida dos dois,  afastando-os.

IMG_2858

O livro é contado de forma bem interessante. Há duas vozes na narração e se passam em dois momentos distintos. O primeiro é quando os irmãos estão com 13 anos de idade, descobrindo sua vocação, as relações sociais, a sexualidade e o amor. Nesse momento é o Noah que está descrevendo os fatos. A segunda voz é a da Jude e ela narra os acontecimentos quando estão com mais ou menos 16 anos de idade. A escrita dessa forma deu uma sensação diferente na leitura. Dá para ter a visão dos dois personagens principais sobre a mesma situação, sem precisar ver duas vezes a mesma coisa. Conseguiram entender?!

Nelson teve a intenção de mostrar como a vida pode ser confusa às vezes quando não somos verdadeiros com nós mesmos e com nossos sentimentos. Com uma temática sobre amor, descobrimento, companheirismo entre e relações familiares, o livro é envolvente com seu leve mistério que prende o leitor de forma que ele não abandone a história e fique curioso com o desfecho da trama. Uma das coisas que aprecio nas histórias é o tempo da narrativa. E Eu te darei o sol não é devagar para te deixar cansado de ler e nem corrido dando a impressão de que as coisas estão acontecendo muito rápido. O tempo é na medida.

IMG_2870

O livro tem essa capa fofinha, super amarela que eu gostei bastante. É tão vivo esse amarelo que não tem como não notá-lo na estante. As folhas são amareladas e tem um boa diagramação o que torna a leitura bem prazerosa. Recomendo o livro e estou com muita vontade de ler um outro livro da autora, O céu está em todo lugar.

Eu te darei o sol
Autor: Jandy Nelson | Editora: Novo Conceito | Páginas: 384 | ISBN: 9788581636467 | Skoob | Goodreads


Mil beijos e até mais!

Veja também

2 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Ulalah Mundo 10 de Fevereiro de 2016 at 00:54

    O livro parece ser ótimo. E a capa é linda. Quando encontrar por aqui vou garantir meu exemplar para apreciar a leitura 😀

    Beijos e até mais,
    Jayane Fereguetti
    http://www.ulalahmundo.com

    • Reply Karin Paredes 11 de Março de 2016 at 18:58

      Jay, obrigada pela visita!
      Pode ler que você vai gostar. Super indico!
      Mil beijos!

    Deixe seu comentário