Comprando pela internet, um guia

5 de março de 2012

Comprando pela internet

Estou sempre comprando pela internet. Acho que é uma forma prática de adquirir coisas que são exclusivas ou que, na maioria das vezes, é difícil de encontrar. Pesquiso bastante os preços e procuro sempre me informar sobre as lojas e vendedores que estou comprando.

Sei que muitas pessoas tem receio e até mesmo um certo medo em comprar pela internet. Como também conheço pessoas que até fazem compras de supermercado só usando o computador (eu já fiz!). Porém, a grande dúvida da maioria é uma só: “É seguro?”

Nunca tive problemas em fazer compras pela internet, mas isso não quer dizer que isso possa acontecer futuramente. Claro que tomo uma série de cuidados antes de efetuar uma compra e explicarei algumas delas por aqui.

Esse site é confiável:

Gente! Há 6876541687652 sites de compras na grande rede de computadores. A cada dia (ou será a cada hora?) aparece mais alguns. Procurem comprar em algum site conhecido e que já tenha certa credibilidade no mercado. Geralmente eu compro na Americanas.Com, Submarino, Saraiva, CompraFácil, Walmart, FastShop, entre outros. Esses são alguns exemplos de lojas virtuais conhecidos no mercado, mas isso não isenta a possibilidade de haver algum problema com alguma compra no futuro. Também não estou dizendo que são só essas as seguras na hora de adquirir o produto desejado.

Itens de segurança

Sites de compras, Lojas virtuais ou também Lojas Online (é tudo sinônimo) devem possuir determinadas ferramentas que garantem a segurança e a credibilidade daquela pagina:

  • HTTPS – claro e evidente que vocês já notaram na barra de endereço o HTTP que significa, em termos técnicos, Protocolo de Transferência de Hipertexto. Quando aparece o “S”. Sites de bancos e lojas virtuais utilizam o https em suas páginas, juntamente com o ícone do cadeado.

Comprando pela internet

 

  • Certificados – existem empresas especializadas em proteção de informações que emitem selos e certificados de segurança. Geralmente esses cerificados ficam localizados no final da página. Algumas empresas que emitem esses selos: Site Blindado, Verisign Security, Trustsign, entre outros.

Reputação e Cuidados na hora da compra

Devemos sempre ter muito, mais muito cuidado na hora de comprar pela internet, seja em sites confiáveis ou em outros que acabamos de descobrir, mas que possuem todos os requisitos importantes para a segurança de sua compra. Algumas dicas são a chave para tudo ocorrer bem. Preste bastante atenção neles:

  • Use um computador de confiança, de preferência o seu pessoal. Pelamor! Não vai fazer compras na lanhouse da esquina com PCs sem segurança alguma. Você nunca sabe os programas (espiões) que estão instalados neles.
  • Mantenha seu computador seguro com um antivírus atualizado. Do que adianta seguir todos os itens de segurança se seu PC está desprotegido e pode ter um vírus ou programas espiões nele.
  • Verifique a reputação da loja e até mesmo do produto que está comprando. Há sites onde você pode verificar a reputação de outros sites e compradores como por exemplo o Reclame Aqui (há dicas de compras lá e como proceder quando há problemas na compra). Existe também fóruns de discussões com opiniões de muitos outros compradores e consumidores.
  • Desconfie de preços completamente fora dos padrões. Se um produto no mercado vale 2.000 dinheiros e a loja em questão está vendendo por 500 dinheiros, NÃO COMPRE! O produto pode ser fruto de roubo ou contrabando, pode ser falso ou você nunca verá a cor do objeto desejado. Prefira gastar o valor correto do produto e ter a garantia de que ele chegará são e salvo e correto nas suas mãos.
  • Peça ajuda de pessoas que já fizeram compras online. Peça a opinião e conselho de alguém que mesmo que nunca tenha comprado pelo menos tem uma experiência de visa no assunto em compras e vendas.

A maior dica que posso dar após todas essas outras é uma só: PESQUISEM e LEIAM. Pesquisem muito e em tudo que é lugar possível. Pesquisem o preço, o produto, a loja e quem está vendendo. E leiam até as letrinhas míudinhas. As informações do seu maior interesse estão escritas com elas. Grandes problemas nas compras online acontecem por que os compradores não lêem as informações mais importantes.

Bom espero ter ajudado um pouco a sanar algumas dúvidas que vocês tem na hora de fazer compras pela internet. Qualquer dúvida, sugestão, ou até mesmo corrigir alguma besteira que possa ter dito, sintam-se à vontade aí embaixo nos comentários.

Farei uma série de postagens dando algumas dicas para fazer compras pela internet de forma segura e tranquila. Falarei também um pouco sobre os sites que mais compro para cada tipo de produto. A ideia de dividir é para que os posts não fiquem muito extensos e maçantes. No próximo falarei sobre o Formas de Pagamento e Entrega.

Para saber mais dicas:

Veja também

2 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Lilian Britto 5 de março de 2012 at 10:04

    Oie!
    Tbem sou a rainha das compras pela net! Comrpo de tudo: livros, móveis, eletrodomesticos, eletrônicos… Em todo esse tempo q compro pela net, só tive problema uma única vez e foi justamente com o Submarino… Fiquei tão triste de terem feito caca c meu pedido, porq agora eu não confio mais né… Mas enfim, tbem recomendo as compras on line, claro, com os devidos cuidados 😉
    Beijos, linda semana =*

  • Reply Karen Araki 15 de setembro de 2012 at 19:14

    Oie também faço várias compras pela net e os sites que mais utilizo são do submarino e da saraiva. Queria saber se você já comprou livros pelo site da amazon? bjs

  • Deixe seu comentário