Desafio Literário 2012: Julie e Julia

29 de janeiro de 2012

Julie and Julia

Tenha uma certeza: para ler Julie e Julia você deve deixar de lado todo o julgamento que você tem sobre comidas. Porque a cozinha francesa é assim: uma grande sensação de sabores que vem dos alimentos que você nunca imaginou que poderiam sem comestíveis.

Julie & Julia conta a história de Julie Powell, uma texana de quase 30 anos, moradora de Nova Yorque, que trabalha como secretária (nada satisfeita!) em uma instituição governamental, com o relógio biológico tiquetaqueando em sua mente e nada feliz com sua vida e o rumo (ou falta dele) que está tomando. Ela (re)descobre a bíblia da culinária francesa para donas de casa norte americanas: Mastering the Art of French Cooking, de Julia Child. Então ela decide fazer um desafio consigo mesma: fazer as 524 receitas contidas no livro em apenas 356 dias, literalmente 1 ano.

Julia começa o projeto o e decide relatar a aventura e suas impressões escrevendo em um blog. Ela relata todas as receitas que são feitas e logo nota que pessoas acompanham toda a “loucura” que ela está fazendo.

O livro vai se desenrolando com Julie contando todas as alegrias, frustrações, decepções e superações na sua tentativa de “mastering” a culinária francesa. Além de também falar sobre o seu cotidiano e sobre as relações que a cercam. Posso dizer que em determinadas passagens, me identifiquei um pouco com Julie. Muitas mulheres passam por situações parecidas quando chega nessa idade.

julie-and-julia

Vou confessar que enquanto lia o livro não sabia o que escrever na relatar que me aguardava no final. Não sentia inspiração em escrever. A história é leve e agradável com uma pitada de bom humor e sarcasmo. Não sei bem expressar a minha sensação enquanto lia, tinha determinadas horas que não me sentia entusiasmada com a leitura. Em alguns momentos, achava que havia uma certa enrolação a história não desenrolava. mas passou.

Ao mesmo tempo que o livro te apetece, ele também te dá um certo asco. Você se pergunta o tempo todo: – Será que isso é bom?. Descobri que a Cozinha francesa não tem muita frescura, se come de tudo.

Depois de ler Julie e Julia tenho uma certeza não irei comer aspic com ovos, lagosta, muito menos rins.

P.S: Só para esclarecer, o filme Julie & Julia de 2009, estrelado por Meryl Streep (Julia Child) e Amy Adams (Julie Powell), foi inspirado no livro de Child, My life in France, e no de Powell, o famigerado Julie & Julia

Julie & Julia
Autora: Julie Powell | Editora: Record
Páginas: 352 | ISBN: 9788501087126
Skoob | Goodreads


Mil beijos e até mais!

Veja também

8 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Bruna 30 de janeiro de 2012 at 00:12

    Eu adoro o filme, acho muito fofinho e eu já sabia sobre o livro e o livro da própria Julia Child. Tenho muita vontade de ler os dois, parecem ser bem legais 🙂

    beeeijos, karin!

  • Reply Desafio Literário 2012 | Prateleira de Cima 30 de janeiro de 2012 at 10:14

    […] Julie e Julia –  Julie Powell  – (resenha) […]

  • Reply Camila Faria 30 de janeiro de 2012 at 11:00

    Eu, que adoro cozinhar, acho que vou gostar muito do livro! Quero ler antes de ver a versão para os cinemas!

    • Reply Karin 30 de janeiro de 2012 at 12:04

      Camila, em dia desses que eu ainda estava lendo o livro, passou o filme, mas não tive coragem de ver.
      Agora, que já terminei o livro, posso ver o filme
      Também sou assim … só gosto de ver o filme depois de ler os livros.

  • Reply Kelly 30 de janeiro de 2012 at 15:09

    Oi Karin!
    Nossa, você estuda Biblioteconomia! É sempre legal achar algum colega de profissão 🙂
    Gostei da sua resenha e tenho muita curiosidade em ler esse livro, apesar de saber que farei caretas para alguns pratos que encontrarei pelo caminho.
    Beijos!

    • Reply Karin 30 de janeiro de 2012 at 15:34

      Oi Kelly
      Fiz Técnico em Biblioteconomia e estou para entrar na graduação.
      Algumas coisas eu obtendo pelo autodidatismo.

  • Reply cris dornelas 30 de janeiro de 2012 at 15:54

    ah eu quero ler!!! Amei a resenha.

  • Reply Karen Araki 16 de agosto de 2012 at 13:22

    Adorei a resenha já assisti o filme e adorei espero também adorar o livro. Quem sabe não me aventuro na culinária francesa.

  • Deixe seu comentário