Livro Ariel, de Sylvia Plath

3 de outubro de 2018

Livro Ariel

Mais uma vez Sylvia Plath! Eu ainda não sei explicar porque tenho uma admiração por essa escritora. Eu ainda não li  o seu mais famosos livro, a Redoma de Vidro e ainda estou arrastando a leitura de Os diários de Sylvia Plath. Mas consegui conhecer um pouco da essência da sua arte no livro Ariel.

Edição restaurada e bilíngue, com manuscritos originais dos poemas de Sylvia Plath.  Esta restabelece pela primeira vez a seleção e o arranjo dos poemas exatamente como Sylvia Plath os deixou antes de se suicidar. Além da reprodução dos manuscritos da autora, este volume também inclui os rascunhos completos do poema-título, “Ariel”, oferecendo ao leitor a oportunidade de acompanhar o processo criativo da poeta. Com esta publicação, o legado de Sylvia Plath pode ser reavaliado à luz de seu trabalho original e permanece conforme sua vontade. Sylvia Plath conseguiu, em Ariel, transformar em poesia tanto assuntos particulares como eventos históricos trágicos. Seus poemas evidenciam as dores de uma vida traumática, marcada pela morte do pai e pelos conflitos com o marido infiel, e são a prova do talento dessa poeta que, com otimismo ou sofrimento, soube unir técnica e emoção e criar uma obra já clássica. Fonte da Sinopse: Grupo Editorial Record

Eu não sou entendedora profunda de poesia. Tive dificuldades de me aproximar com os textos e acredito que muito disso se deu por não compreender bem a escrita da autora. Mesmo assim, consigo notar que ela possui uma profundidade e uma noção da sua realidade. Ela é intensa, inquieta e dramática e a gente consegue sentir essas características ao longo da leitura do livro.

Essa é uma edição bilíngue e o que eu mais gosto dela é que de um lado está a poesia original, o fac-símile das páginas datilografadas pela Plath e do outro lado a versão traduzida. Acho bem incrível a pessoa que faz tradução de poesia. É um trabalho bem genial. A obra também traz várias informações e explicações sobre pontos importantes que servem para localizar o leitor no contexto dos poemas. Além disso, existe um extra mostrando como é o processo criativo da autora na criação do poema que dá título a obra.

Para admiradores de Plath e para apaixonados (e entendidos) por poesia, essa obra é leitura imprescindível.

Ariel
Autor: Sylvia Plath | Editora: Verus
Páginas: 208 | ISBN: 9788576866961
Skoob | Goodreads
Para lerhttps://amzn.to/2O1lSfx


Mil beijos e até mais!

Veja também

Nenhum comentário no blog
comentários pelo Facebook

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.