3 livros sobre biblioteconomia e bibliotecas

12 de Março de 2016

IMG_4152

Já estava planejando esse post alguns dias, mas calhou dele ser publicado justamente no meu primeiro Dia do Bibliotecário, oficialmente como bibliotecária.

Parabéns para mim! Uhuu!!!

IMG_4364

Muita gente aparece aqui no blog querendo mais informações sobre a Biblioteconomia, a graduação, sobre o que se estuda, onde o profissional atua e muito mais.

Para isso decidi indicar 3 obras que falam de forma bem introdutória sobre bibliotecas e biblioteconomia. Essas indicações irão ajudar a tirar  as dúvidas daqueles que querem conhecer a área.

Confiram o vídeo:

Biblioteca – Luís Milanesi

IMG_4377

Uma nova proposta para a biblioteconomia: é o que Luís Milanesi, professor da Universidade de São Paulo, trouxe com esta obra. Publicadas inicialmente em 1983 com o título O Que É Biblioteca, essas reflexões causaram a polêmica sobre o destino das bibliotecas no século xxi. As diretrizes apontadas na primeira edição foram já superadas. No entanto, as discussões que este livro suscita continuam indispensáveis para os estudantes e os profissionais da área.

Biblioteca – Lizandra Estabel e Eliane Moro

IMG_4389

Oferecendo recursos para a formação adequada na área de Biblioteconomia, Biblioteca auxilia o leitor a adquirir a capacitação profissional necessária para que possa atuar como assistente em bibliotecas, centros e/ou serviços de informação e documentação, tanto no âmbito privado quanto no público.
Respaldado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), este livro torna-se um instrumento indispensável para alunos e professores dos cursos do eixo de Apoio Educacional.

Introdução à Teoria Geral da Biblioteconomia – Ronaldo Vieira

IMG_4392

O conteúdo deste livro contempla não apenas os temas de caráter técnico, mas também aqueles que tratam de questões humanísticas da profissão, como competências profissionais exigidas no exercício da profissão.
A apresentação dos assuntos de forma simples, organizada e abrangente certamente atenderá às necessidades informacionais de consulta rápida, como uma “obra de referência”, para os futuros e novos profissionais da informação, tendo por base uma vasta e respeitada bibliografia.
Esta obra de Ronaldo Vieira é o que podemos classificar como um agradável e competente voo panorâmico sobre a biblioteconomia.

IMG_4362

Espero que tenham gostado das indicações e se tiverem alguma sugestão de leitura pode deixar aí nos comentários.


Mil beijos e até mais!

Veja também

2 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply DEBORAH 12 de Março de 2016 at 20:06

    ok que bibliotecária “pode” trabalhar num centro de documentação, mas a Arquivologia é a especialização para trabalhar em arquivos, mesmo que digam que bibliotecário “pode” trabalhar num arquivo. Parabéns pelo seu dia.

    • Reply Karin Paredes 12 de Março de 2016 at 20:21

      Olá Deborah, obrigada pela visita!
      Sim, você está certissima!!!
      Mas aqui em SP pela falta de instituições de ensino que ofereçam a formação em Arquivologia, não há número suficiente de arquivistas para atender a demanada do estado. Por essa razão o profissional mais qualificado (mesmo não tendo a especialização específica) acaba sendo o bibliotecário.
      Essa situação é bem diferente por exemplo no Rio de Janeiro, já que temos muitas universidades que oferecem o curso de Arquivologia. Lá há muitos arquivistas ocupando bem os seus postos de trabalho.

      Obrigada pelo comentário.
      Mil beijos!

    Deixe seu comentário