Mas você vai sozinha?, de Gaía Passarelli

15 de outubro de 2016

Mas você vai sozinha

Sabe a vontade que estou agora depois de ler esse livro? De pegar o passaporte e sair viajando por aí, vivendo experiências e coletando histórias para  a posteridade.

O Mas você vai sozinha?, da Gaía Passarelli (@gaiapassarelli) me trouxe uma imensa vontade de descobrir o mundo. Mas um mundo totalmente diferente daqueles que vemos em guias de viagem Lonely Planet. O mundo nada turístico e totalmente humano e cultural.

“Mas você vai sozinha?” Que mulher nunca ouviu essa pergunta logo depois de anunciar que faria uma viagem solo? Seja em outro continente ou numa cidade do interior de São Paulo, é sempre um ato de coragem decidir conhecer um lugar por conta própria. Geralmente, sentimos como se devêssemos aos outros motivos e porquês de tomar uma decisão tão prazerosa como a de se jogar no mundo. Neste livro, a autora Gaía Passarelli conta com sinceridade e bom-humor sobre suas aventuras sozinha pelo mundo afora. Ela não vai nos dizer para largar tudo e sair por aí, nem sobre sermos cool em Nova York. Estas são histórias sobre ser consolada por um xamã andino, molhar os pés nas águas do mar no extremo sul da Índia e dormir debaixo de uma mesa de bar no Texas. Acima de tudo, este é um livro que fala sobre ser mulher e, ao mesmo tempo, ser livre para viajar por aí sem companhia, sem medo e sem preconceito. O livro traz ilustrações da artista paulistana Anália Morares.
Fonte: Globo Livros

img_6626

O livro conta as histórias que Gaía viveu nas diversas viagens que teve pelo mundo, mostrando as experiências e os perrengues de se viajar sozinha (ou quase!). É escrito com bom humor e linguagem super acessível. Cada capítulo retrata uma viagem diferente e no final há sempre dicas bem legais dos locais visitados.

Muitas das viagens retratadas foram feitas a trabalho, mas autora aproveitava a oportunidade em alguma delas e dava uma “pequena esticada” para descansar, colocar a cabeça no lugar e conhecer lugares fora do comum ou totalmente longe da zona turísticas das cidades.

São histórias de aventuras, pequenos relatos biográficos, mas o mais importante, são histórias de redescobrimento. O livro mostra o quanto cada lugar conseguiu influenciar um pouco o modo de agir, pensar e de entender o mundo da Gaía. É bem legal ver nas linhas o quanto a Gaía se encontrava nas suas viagens. A introspecção e o fato de estar sozinha a ajudava a ter mais ciência de si e do mundo, a superar amores e se preparar para novos começos. Ou pelo menos viver paixões de verão.

img_6639

O mais legal desse livro é mostrar que não há problema algum viajar solo. Você pode e deve sair por aí desbravando o mundo sozinha sem problema nenhum. Acompanhada também pode. A autora consegue mostrar que é possível, mas que não vai ser fácil. É possível passar medo, perigo, ficar sem dinheiro, ter saudades e até se perguntar  o que está fazendo? É super normal! Mas pode ser uma das melhores experiências da vida ir viajar sozinha. Só é preciso alguns cuidados.

O livro em si é muito fofinho com essa capa em tons pastéis e totalmente ilustrado pela Anália Moraes que possui um trabalho artístico que vai muito além das suas ilustrações. Com uma diagramação e formato diferente dos livros comuns Mas você vai sozinha? é colorido e confortável de ler. No final de cada capítulo há informações úteis de cada local e dicas para quem está querendo se aventurar sozinha.

img_6653

Gaía, além de jornalista, é também blogueira e escreve no How to travel light. Lá, ela dá as mais diversas dicas para viagens: desde lugares que não estão nas rotas turísticas até dicas de aplicativos e de como ter uma mala leve para viajar. No blog há uma sessão especial com várias dicas de São Paulo. Já anotei algumas dicas!

Recomendo o livro para todos que amam viajar, para aqueles que estão querendo conhecer um lugar diferente para viajar, para aqueles que querem viajar sozinhos (tanto meninas quanto meninos!), que irão viajar sozinhos e também para aqueles que ainda não começaram a desbravar o mundo.  Ou seja, para todos!

Mas você vai sozinha?
Autor: Gaía Passarelli | Editora: Globo Livros
Páginas: 176 | ISBN: 9788525062826
SkoobGoodreads

Para comprar: Amazon | Saraiva | Livraria Cultura


Mil beijos e até mais!

P.S.: Este post foi escrito ao som da playlist Girls, Girls, Girls

Veja também

Nenhum comentário no blog
comentários pelo Facebook

Deixe seu comentário