Meme Literário de um Mês 2012 e o Post #200

30 de setembro de 2012

Olá gente!!!!!

Há alguns dias eu comentei que os posts aqui no blog iriam dar uma pausa e não iria publicar com tanta frequência.  Mais no últimos dias a Tabata do Happy Batatinha, publicou a agenda para o Meme Literário de um Mês 2012. Para quem acompanha o blog desde sempre, sabe que eu participei no ano passado do projeto (aqui). Esse ano decidi participar novamente. Acho bacana a ideia do Meme, já que é uma forma de compartilhar um pouco sobre o que penso,  o que gosto e o que eu admiro no mundo dos livros. O Meme consiste em publicar posts diários durante todo mês de outubro, respondendo perguntas previamente formuladas sobre o mundo literário. Segue o cronograma das perguntas dos posts:

Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis?  Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez. (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.
Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?
Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.
Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?
Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?
Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.
Dia 13 – Cite um trecho de um livro que você gosta.
Dia 14 – Você costuma frequentar bibliotecas? 
A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.
Dia 15 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?
(Pergunta  feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas. Ainda é o mesmo livro? Você acabou conseguindo o livro escolhido da época?)
Dia 16 – O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?
Dia 17 – Na sua opinião, qual é o propósito da literatura? Entreter? Educar? Ampliar horizontes? Fale um pouco sobre isso.
Dia 18 – Você costumar ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por que? (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 19 – O que você acha da elitização da literatura? Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?
Dia 20 – Cite 3 livros especiais na sua vida. Fale sobre eles.
Dia 21 – Cite 3 personagens literários favoritos. Fale sobre eles.
Dia 22 – Cite 3 escritores que você gosta. Fale sobre eles.
Dia 23 – Com que frequência você lê fora de sua zona de conforto? Você costuma abrir os horizontes para novos escritores, gêneros, países quando o assunto é leitura ou você lê sempre o mesmo dos mesmos?
Dia 24 – Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando. Fale sobre ele. (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 25 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele. (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 26 – Fale de alguns hábitos literários seus. Como inspiração, veja a lista 1 e a lista 2 que fiz há algum tempo.
Dia 27 – Cite um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu. Por quê? (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 28 – 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”. (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 29 – Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele.
Dia 30 – Qual o livro que você leu esse ano que menos gostou? Fale sobre ele.
Dia 31 – Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou? Fale sobre ele.

Para saber mais sobre o Meme Literário de um Mês 2012, acesse aqui

——

Bom, como está escrito no título desse post, o Prateleira de Cima chegou a sua 200ª publicação. Estou muito feliz com isso. Por mais que não pareça, o Prateleira de Cima só tem me trazido coisas boas. Tenho aprendido muito e conhecido pessoas bacanas. Pessoas essas que tem se mostrado grandes companheiras e me ensinado a ser uma blogueira cada dia melhor.

Por isso, quero agradecer a todas as pessoas que fazem desse blog o que ele é. Quero dedicar esse post a todos os leitores que estão sempre por aqui comentando ou só lendo mesmo esse monte de besteira que escrevo por aqui. Sem vocês o Prateleira de Cima, nunca seria o que ele é e eu nunca me sentiria incentivada a escrever mais. É em vocês que lembro quando, nos momentos de desespero, penso em desistir do blog. Então meu muito obrigado e espero continuar escrevendo muitos outros 200 posts.

Veja também

1 comentário no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Endryelle 1 de outubro de 2012 at 19:42

    Boa sorte pra nós no meme! 🙂

    Sucesso para o blog, que venham muito mais posts por aí 😉

    Beijo grande :*

  • Deixe seu comentário