Menina má, de William March

15 de julho de 2016

IMG_5600

Vamos por partes!

Recebi o livro Menina Má, da parceria da editora Darkside Books. Não é um livro do selo #darklove, mas era um dos livros liberados para escolha então achei melhor aproveitar a oportunidade para solicitar, principalmente porque eu estava curiosa pela leitura.

Menina má é um livro antigo, publicado na década de 1950. Com ele surgiu, o interesse pela temática da psicopatia infantil nas artes e serviu de inspiração para muitas outras obras de literatura, cinema e teatro.

IMG_5610

Nascemos todos inocentes e somos corrompidos pelo mundo à nossa volta? Ou será a maldade uma espécie de semente que carregamos dentro de nós, capaz de brotar mesmo na mais adorável das crianças?

Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também.

Publicado originalmente em 1954, Menina má se transformou quase imediatamente em um estrondoso sucesso. Polêmico, violento, assustador eram alguns adjetivos comuns para descrever o último e mais conhecido romance de William March. Os críticos britânicos consideraram o livro “apavorantemente bom”. Ernest Hemingway se declarou um fã. Em menos de um ano, Menina má ganharia uma montagem nos palcos da Broadway e, em 1956, uma adaptação ao cinema indicada a quatro prêmios Oscar, incluindo o de melhor atriz para a menina Patty McComarck, que interpretou Rhoda Penmark.

Fonte: Darkside Books

IMG_5606

Já sabia que o livro tratava da temática sobre psicopatia infantil, um assunto pouco assustador nos dias de hoje, mas muito tenebroso e pouco falado nos anos 1950. O livro foi considerada a melhor obra de March e infelizmente, ele não pode aproveitar o sucesso já que faleceu alguns meses depois da publicação.

A narrativa flui bem, tornando a leitura agradável e intrigante. Conseguimos detectar as influências dos seus estudos em psicologia e psicanálise no livro e também de criminologia. O autor utiliza um linguajar mais sério, beirando ao formal com o uso de palavras e expressões pouco frequentes. Nada que dificulte a leitura, mas que transparece a personalidade do próprio autor.

IMG_5614

March não teve muito pudores em descrever certas coisas no livro. Achei chocante alguns fatos descritos e até mesmo polêmicos as falas de alguns personagens. ainda mais se tratando da época no qual o livro foi publicado. intrigante e muito cru. O autor Os personagens de March são bem caracterizados

Nos dias de hoje, Menina má talvez não seja tão assustador e polêmico como foi na época em que foi lançado. Com tantos programas policiais falando sobre serial killers e psicopatas, o nível de incredulidade que possamos ter sobre crianças sendo más, cometendo crimes e atrocidades seja um pouco diferente das pessoas que viviam na época da publicação do livro.

IMG_5630

O livro tem um projeto gráfico interessante bem característico da Darkside Books. Tem a predominância do amarelo e do rosa na composição das cores da capa. Quando eu pegava o livro dentro da bolsa para ler no transporte público, ele meio que se destacava. Era estranho e sentia que as pessoas ficavam curiosas em saber sobre o livro.

IMG_5643

O final era esperado, mas foi um pouco diferente do que eu imaginei ao longo da minha leitura. Um dado muito interessante e que norteia a escrita e a talvez o objetivo do autor, é sobre o nome do título original da obra. Originalmente, o livro se chama The bad seed, que em uma tradução livre significa “a semente do mal”. Com isso em mente, conseguimos compreender um pouco a ideia que o autor quis dar para o seu livro e para o final escolhido: a maldade é algo que nascemos com ela ou ficamos maus conforme crescemos e vamos adquirindo com nossas experiências e vivências?

IMG_5637

Recomendo o livro para todos que estão com vontade de um romance intrigante e misterioso.

Menina Má (The Bad Seed)
Autor: William March | Tradutor: Simone Campos | Editora: Darkside Books
Páginas: 272 | ISBN:9788566636819
SkoobGoodreads

Para ler: Amazon | Saraiva | Submarino | Livraria Cultura


Mil beijos e até mais!

Veja também

10 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Sara 15 de julho de 2016 at 11:03

    Ok, essa resenha caiu como uma luva, esse livro está no meu carrinho de compras há um tempo e parece ser bom!

    • Reply Karin Paredes 19 de julho de 2016 at 10:01

      Sara, ele é bom e achei interessante a leitura dele.
      Depois me conta o que achou.
      Mil beijos!

  • Reply Marcela 17 de julho de 2016 at 18:15

    Eu estou mega ansiosa para ler este livro! Estou com ele aqui em casa há algum tempo, mas a lista de leituras está tão obscenamente grande que ainda nem encostei no pobrezinho direito. Psicopatia infantil pra mim é um assunto bastante interessante, e eu ainda não li nada do gênero que fosse realmente bom. Fiquei com ainda mais vontade!

    • Reply Karin Paredes 19 de julho de 2016 at 10:03

      Olá Marcela
      Adorei o “obscenamente grande”.
      Acho que a minha lista poderia ser classificada como “depravadamente enorme”
      Espero que você goste do livro. Eu curti!
      Mil beijos

  • Reply karina de carvalho gonçalves 18 de julho de 2016 at 23:09

    Quando minha promessa de não comprar finalmente acabar , esse livro está na lista de PRECISO COMPRAR LOGO ! A temática me lembra um documentário que vi há um tempo atrás, tenho altas expectativas rs! Darkside bem que podia me fazer feliz 1 vez na vida e mandar um pacotinho desse aqui pra casa neh !? Deve ser o máximo receber um envelope Dark, bjos Ka…até.

    • Reply Karin Paredes 19 de julho de 2016 at 10:08

      Vou falar que pode guardar o $$$ para outros livros!!
      Deixei guardadinho o exemplar para você.
      Mil beijos!

  • Reply Del 23 de julho de 2016 at 10:12

    Comprei esse livro pela internet e estou aguardando ansiosa por ele!
    Falando nessa temática, já leu Precisamos Falar Sobre o Kevin? Eu assisti ao filme, mas acho que vou acabar comprando o livro também.

    • Reply Karin Paredes 25 de julho de 2016 at 09:28

      Olá Del,
      Ainda não li esse livro (nem vi o filme), mas tenho muito interesse.
      Valeu pela dica de temática.
      Mil beijos!

  • Reply Simone Rocateli 29 de julho de 2016 at 14:36

    Olá Karin, muito boa sua resenha, despertou em mim o interesse de ler esse livro. Confesso que antes não estava muito interessa em ler, fico imaginando como foi a repercussão na época com um tema tão polêmico. Está agora na minha lista de livros para comprar 🙂

    • Reply Karin Paredes 2 de agosto de 2016 at 10:20

      Olá Simone!
      Sempre tento pensar sobre os livros que estou lendo.
      Primeiro, quando foi lançado, quem foi a pessoa que escreveu, entre outras coisas
      Ajuda na compreensão da história.
      É um bom romance, recomendo a leitura
      Mil beijos!

    Deixe seu comentário