A menina que colecionava Borboletas, Bruna Vieira

9 de Fevereiro de 2015

IMG_0921

A Menina que colecionava borboletas é o segundo livro de crônicas da Bruna Vieira, criadora do blog Depois dos Quinze.

Já havia lido o primeiro livro de crônicas (já tem resenha aqui!) e gostei muito de como Bruna Vieira é boa com as palavras. Seu texto é leve, direto e profundo. Ela sabe expressar as angústias da adolescência sem rodeios. É um livro escrito por uma jovem para jovens. E isso é o que o torna legal.

IMG_0914

O livro mostra uma Bruna mais madura, segura e reflexiva, mas sem perder o seu jeito de menina. É autobiográfico. Ela está mais sensível e acessível no seu texto. Em alguns momentos me senti com 16 anos novamente, jogada no sofá ou no chão do quarto, comendo brigadeiro e batendo papo com a Bruna como se ela fosse a minha melhor amiga.

Ela consegue mostrar como é a vida para a nova geração de meninos e meninas. Os temas abordados são os mais variados. Ela fala sobre suas novas experiências, a vida de blogueira, morar sozinha, amizade, amor, padrões de beleza, viagens e tantos outros momentos que muitas meninas passam nessa fase. A solidão também um dos temas que senti muito presente em suas linhas, mostrando esse lado mais vulnerável. Mostrando que ela é simplesmente uma menina normal como qualquer outra.IMG_0917

Não foi difícil me identificar com as crônicas. Ela escreve sobre o amor, sobre a vida, sobre o mundo e sobre ficar adulto. Os textos que retratam a sua relação com a cidade de São Paulo e de estar morando sozinha são os que mais me identifiquei. Via em suas palavras todos os sentimentos que eu tenho pela terra da garoa. Tinha momentos que parecia o meu discurso sobre essa cidade.

IMG_0922

IMG_0924

Essa nova fase da Bruna em sua escrita pode ser notada na própria capa do livro. Particularmente, a capa não me agradou muito, mas conseguiu refletir a proposta do livro. A diagramação e as imagens estão em perfeita sintonia com o todo. O exemplar eu adquiri na Bienal do livro de São Paulo e foi uma sorte pois ela estava lá e pude autografar. Na verdade comprei para dar de presente para uma prima e o autógrafo saiu no nome dela.

IMG_0931

É o tipo de livro que gostaria de ter lido aos meus 16 anos. Sinto falta de não ter tido algo assim na época. O indico para todos os que gostam desse tipo de leitura e também para aqueles que estão nessa fase de descobrimento e confusão.

A Menina Que Colecionava Borboletas
Autora: Bruna Vieira | Editora: Gutenberg | Páginas: 152 | ISBN: 9788582351222

IMG_0918

 Para acompanhar todas as novidades do Prateleira de Cima:
LojaOnline | Facebook Twitter Instagram  | Skoob | Youtube | Bloglovin’

Veja também

2 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Ana Júlia 12 de Fevereiro de 2015 at 15:44

    Oi, Karin! Primeiramente eu quero te parabenizar pelo site, que tá lindo! E também por você agora ter a Editora Novo Conceito como parceira, nada mal né? Queria te pedir uma ajudinha, e por mais que eu goste muito de falar e falar, vou resumir o sofriemento hahaha. Gostaria, se possível, e quando possível, que você fizesse um post falando sobre a graduação de biblioteconomia, agora que você está no último ano, acho que tens conhecimento suficiente para dizer o lado positivo/negativo, como é, o que estuda, enfim. Estou pensando seriamente em cursar biblioteconomia, e acho que finalmente, depois de anos, encontrei meu caminho. Obrigada!

    • Reply Karin de Oliveira 13 de Fevereiro de 2015 at 11:21

      Olá Ana Julia,
      Obrigada pela mensagem e pelo carinho. Estou super animada com a parceria, sabia?
      Já estava pensando no post sobre o curso de Biblioteconomia. Na verdade quero fazer uma série de post que falam sobre a Biblio e minhas impressões.
      Fique atenta.
      Mil beijos.

    Deixe seu comentário