Meu ritual demaquilante

7 de agosto de 2017

ritual demaquilante

Adoro maquiagem. Gosto mesmo! Vejo os mais variados tutoriais, aprendo (ou tento) técnicas e descubro os mais variados produtos através dos diversos blogs e canais no Youtube.

Eu queria usar mais, porém quando penso que tenho que no final do dia tirar toda a make, dá uma preguiçazzz, que acabo não pensando duas vezes e vou para o mundo com a cara lavada mesmo.

Só que tem dias que a gente quer sim, ir mais arrumadinha, dar um up no visual, esconder aquela olheira, destacar o olhar e dar uma cor na boca. Nesses dias, eu capricho mesmo na make sem medo do depois.

Então no final do dia, ao chegar em casa, vou me “desmontar”. E é aí que começa todo o meu ritual demaquilante para tirar os rebocos da cara e deixar o rosto limpinho e fresquinho. Nesse post vou mostrar o  meu processo completo para tirar a maquiagem e o que eu faço quando estou com preguiça.

Ritual Demaquilante em 5 etapas

Etapa 1 – Lenços Umedecidos

Para a primeira etapa, gosto de utilizar os lenços umedecidos demaquilantes para tirar o grosso da make que está no rosto. Geralmente uso 1 ou 2 folhas só. É suficiente para mim. Vocês devem estar estranhando que na foto eu também mostrei os lenços umedecidos para limpeza dos bebês. Então, acho que são melhores do que os próprios para maquiagem. Acho mais molhadinho, o cheiro é mais suave (pelo menos desse da foto), são maiores (1 folha dá para tirar a make toda), rende mais e acho mais baratos.

Etapa 2 – Demaquilantes gerais

Após a primeira etapa, continuo o processo de limpeza com demaquilantes gerais, aqueles que a gente pode passar em qualquer área. Pode ser em forma de loção, bifásico ou creme. No meu caso, uso esse da Neutrogena, que é em loção e acho menos agressivo do que outros que já experimentei. Coloco um pouco na mão, espalho e depois retiro com as rodelinhas de algodão. O que mais curto nesse é que ele é grandão e rende muito.

Etapa 3 – Área dos olhos

Os olhos são a pior parte, principalmente se estivermos usando aquela máscara poderosa à prova d’água e toda trabalhada no esfumado (que eu nunca estarei, pois habilidade zero para isso, ainda). Nessa área, prefiro passar um demaquilante específico e geralmente os bifásicos são os meus favoritos. No momento, estou usando esse da Sephora que tem me agradado bastante e já está no finalzinho. Gosto de caprichar a retirada da make nessa área, pois se não tirar direito fico com cara de quem levou um soco em cada olho no dia seguinte.

Etapa 4 – Sabonete (ou gel de limpeza)

Confesso que gosto de fazer essa etapa no chuveiro, durante o banho. Acho mais efetivo, mas nem sempre isso é possível. Após passar pelas 3 primeiras etapas, tiro os vestígios de todos os produtos que usei e completo a limpeza com um sabonete ou gel de limpeza. No caso, uso os géis que costumo utilizar para a limpeza da pele. Mas quando eles não estão por perto ou estou em algum outro local diferente recorro ao sabonete em barra mesmo, sem problema. Atualmente tenho usado o gel de limpeza Ultra Gentle, também da Neutrogena.

Etapa 5 – Hidratante (ou tônico)

Depois de tantas etapas chega a hora final: a da hidratação. Algumas vezes eu pulo essa etapa, mas em muitas outras a minha pele sente falta de equilibrar a sua hidratação e por isso coloco um hidratante bem levinho no rosto, só para ajudar a própria pele repor a água que foi perdida ao longo de todo o processo de tirar a maquiagem.

Para a minha pele eu gosto mais de usar hidratantes, mas também utilizo tônicos faciais. No momento, tenho usado o Vichy Normaderm Skin Balance, recomendado pelo meu dermatologista para auxiliar na hidratação. Quando estou numa vibe de tônico, utilizo o Bepantol Derma Spray (pode ser também o Bepantol Derma Solução). Apesar de ser mais recomendado para uso nos cabelos, você também pode usá-lo no rosto sem problemas.

Todo esse processo é a forma completa que eu faço para retirar a maquiagem, aquela toda trabalhada com 50kg de produto e olho todo trabalhado no esfumado que dá um mega trabalho para tirar. É demorado e trabalhoso? Sim, mas aproveito esse momento para cuidar de mim, de me olhar, ter um momento só meu, que muitas vezes fica perdido com a correria do dia a dia. Claro que em alguns momentos não faço todas as etapas. Quando estou com mais preguiça, cansada ou não tenho tempo, reduzo apenas para as etapas 1, 2 e 4, que também é super válido e atinge o objetivo que é limpar o rosto. Mas eu sou virginiana e sempre acho que não está 100% limpo e só fico melhor depois de um bom banho e uma lavada no rosto com o chuveiro.

Vale lembrar também que tudo que falei não é regra. Cada um faz o que achar melhor para si e para seu rosto. Eu mostrei o dia que faço tudo completinho com a mais santa calma. Gente, já dormi de make (não recomendo porque o resultado é desastroso e as espinhas fazem a festa), então não é todo dia que cumpro as 5 etapas. Tudo vai depender da make, do meu humor, do meu tempo e se há todos os produtos disponíveis.

Quero avisar que os produtos mais específicos que comentei por aqui são todos recomendações do meu médico dermatologista. Recomendo muito que você converse com o seu médico antes de usar qualquer produto e também de gastar seu dinheiro. É horrível pagar caro e não se adaptar ou gostar de um produto.

Outra coisa que talvez vocês possam ter dado falta nesse post enorme para algo tão simples, é sobre a famosa Água Micelar. Ela não aparece como uma opção porque eu nunca testei, seja para demaquilante ou para qualquer outro tipo tipo de tratamento facial. Quando eu tiver a oportunidade, eu atualizo esse post e conto para vocês.

Se tiverem alguma sugestão de produtos demaquilantes ou hidratantes pós maquiagem, deixe aí nos comentários. Aproveitem e me contem sobre como é o ritual demaquilante de vocês.


Mil beijos e até mais!

 

Veja também

2 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply KARINE 8 de agosto de 2017 at 13:16

    mulher, quanta coisa! eu morro de preguiça de tirar maquiagem e não me orgulho disso, pq sei que tô errada, HAHA mas como geralmente eu sou super básica (as vezes uso base, ou passo um pó em cima do meu protetor solar com cor mesmo + delineador + blush). aí quando tá mais complicadinho, eu passo o lenço e depois lavo com meu sabonete pra pele oleosa da vichy. quando só passei protetor solar, sem a base, eu uso água micelar e algodão só, lavo o rosto e finalizo com hidratante. gostei da dica de comprar o lenço de bebê, realmente deve ser melhor. acho o perfume desses pra make muito fortes!

  • Reply Paloma Wancleia 8 de agosto de 2017 at 13:51

    Que post mais lindo, Ka! Todo organizado e com imagens lindas <3
    É a primeira vez que estou passando por aqui e já me apaixonei pelo layout e pelo teu modo de escrever.
    Também tenho um processo de limpeza, mas bem mais simples. No entanto, sempre gosto de estar com a pele limpinha pois além da minha região ser super quente minha pele é bem oleosa., logo preciso de um cuidado redobrado.

    Amei o post, viu? vou olhar os próximos ♥
    Blog Meraki ▲

  • Deixe seu comentário