Mostre seu trabalho, de Austin Kleon

27 de fevereiro de 2018

 

Oi pessoas!

Eu não sei nem como começar essa resenha. Eu só sei dizer que estou muito feliz e empolgada por participar de um projeto tão legal e inspirador que é o Clube do livro Infinistante. Você já deve estar sabendo desse clube, né! Não conhece?!?! Então vai lá no blog da Mel, da Maki e da Loma para saber exatamente do que estou falando.

Conhecer pessoas na internet é incrível, mas transformá-las em em amigas na vida real é ainda melhor (KLEON, p.145)

Para começar esse projeto legal idealizado pelas meninas, elas escolheram um livro bem inspirador: Mostre seu trabalho, de Austin Kleon. Eu já tinha visto este e outros livros desse autor por aí, mas ainda não havia lido algo dele. E como estava querendo ler livros que me inspirem e motivem a fazer mais, achei que a sugestão veio a calhar.

Não vou entrar nos meandros sobre quem é Austin Kleon ou a sinopse por aqui. Acho que essas informações vocês conseguem encontrar facilmente na internet. O que quero contar é sobre o que achei do livro, minha experiência de leitura e sobre o objetivo que essa obra tem.

Austin Kleon tem a ideia de que para ter o seu trabalho conhecido e reconhecido você precisa mostrá-lo. E para isso ele constrói o livro em 10 capítulos/dicas. Não é spoiler tá! Isso aprece no sumário e na contracapa. Aí vão elas:

  1. Você não tem que ser um gênio
  2. Pense em processo, não em produto
  3. Compartilhe um pouco todos os dias
  4. Abra seu gabinete de curiosidades
  5. Conte boas histórias
  6. Ensine o que você sabe
  7. Não se torne spam humano
  8. Aprenda a apanhar
  9. Venda-se
  10. Fique por perto

Em cada um dos capítulos ele vai sugerindo o que você deve fazer e como. E o mais legal é que ele não dita regras do tipo: “Faça isso, faça aquilo”. Ele vai comentando como você pode fazer, exemplifica o que ele faz e traz algumas experiências de outras pessoas.

Ele argumenta e defende as suas teses com citações, exemplos e histórias que ele e também outras pessoas vivenciaram. É tipo: “Eu fiz assim, mas fulano também faz assim, ciclano gosta de fazer desse jeito também, mas beltrano faz de um jeito diferente que também é válido para essa situação”. Acho que essa forma de construir o livro, deixa o material ainda mais rico.

Apesar de haver um enfoque maior para quem é artista ou tem um trabalho mais artístico, o livro também conversa com o leitor que faz algo que não seja muito voltado para esse meio. Dá para aplicar todas, ou quase todas, as dicas para muitos outros tipos de atividades. Com certeza, vai ter alguma que se encaixa no trabalho que você faz, mesmo ele sendo o mais simples existente.

 

O livro tem uma linguagem simples, direta e, como já disse, cheia de exemplos e citações. Esses requisitos tornam a leitura bem leve e prazerosa. Dá para ler o livro em uma tarde sem dificuldade. E está cheio de partes que você vai querer grifar.

Não fique com ciúmes quando as pessoas de quem gosta fazem um bom trabalho – comemore a vitória delas como se fosse sua (KLEON, p.163)

Claro que muitas das dicas mostradas pelo autor, eu já pratico no meu cotidiano. Tem coisas que apesar dele ter enumerado e exemplificado, elas são bem óbvias. Mesmo assim parei para refletir e vi que outras dicas eu poderia implementar aqui no Prateleira de Cima. O blog não é meu trabalho, mas nunca se sabe o dia de amanhã. Mas ele é minha vitrine, é onde mostro um pouquinho das coisas que sei fazer e das coisas que curto e me inspiram. Então deu para tirar muitas ideias para aqui para mostra ainda mais o “meu trabalho”.

Depois que terminei a leitura (acho que durante mesmo), fiquei pensando em um monte de gente que poderia se beneficiar com esse livro. Conheço tanta gente bacana e talentosa em diferentes áreas que poderiam despertar ainda mais o seu trabalho aplicando algumas dessas dicas que o Kleon. Talvez eu faça isso mesmo, presenteie alguém com a minha edição. Assim faço ela andar e criar histórias.

Agora, o quero dizer para vocês é que foi uma experiência muito incrível de ler esse livro e saber que tem um monte de gente também aproveitando as dicas do Kleon. Acho que participar do clube do livro tornou essa leitura totalmente diferente e não vejo a hora de ver o que os outros participantes e também vocês acharam desse livro.

Mostre seu trabalho (Show Your Work)
Autor:
Austin Kleon | Editora: Rocco
Páginas:  224 | ISBN: 9788532530905
GoodreadsSkoob

Para lerAmazon


Mil beijos e até mais!

Veja também

Nenhum comentário no blog
comentários pelo Facebook

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.