O Circo Mecânico Tresaulti, de Genevieve Valentine

26 de maio de 2016

O Circo Mecânico Tresaulti

O Circo Mecânico Tresaulti é o primeiro livro que li da parceria com a Darkside Books. E vou falar que já me impressionei.

Num mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não tem mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana circense leva esperança por onde passa. Os artistas são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas.

IMG_5353

O Circo Mecânico Tresaulti conta a história do Circo da Boss, contralto em tempos passados, que tem o dom de consertar corpos e reconstruí-los com partes mecânicas, engrenagens e cobre. As pessoas geralmente procuram o circo atrás de teto e comida e acabam ficando muito mais tempo do que podem imaginar. Porém essa sensação de núcleo, de família começa a ser quebrada por conta das asas que Boss criou para um integrante e que já não está mais com a trupe.

O Circo Mecânico Tresaulti

No início foi complicado seguir a narrativa. A autora tem um modo peculiar e não linear de contar a história. Ela mistura presente e passado, contando os fatos e apresentando a história dos personagens e como eles chegaram ao circo. A voz da narrativa é difícil de acompanhar: tem momentos que parecem um dos personagens contando, em outros para ser um narrador em 3ª pessoa. Essa confusão atrapalha um pouco o entendimento do que está sendo contado e quem está contando. Mas logo depois você vai se acostumando.

Outro detalhe bem bacana é o tamanho dos capítulos. Eles são curtos e o maior acho que tinha no máximo umas 6 páginas. Isso ajuda muito no processo de leitura. Não o torna cansativo e a você consegue dar pequenas pausas para descansar e refletir sobre o que acabou de ler.

A história é instigante. Conforme vamos lendo, queremos saber mais detalhes e muitos porquês aparecem na sua mente. Você não quer parar de ler. Você quer que essas dúvidas sejam resolvidas. Os personagens são descritos da forma mais clara e objetiva possível mostrando suas personalidades de forma nua e crua. A gente se envolve e torce e tenta entender os sofrimentos e aflições que eles estão sentindo.

IMG_5329

Uma coisa que não preciso mencionar é o projeto editorial desse livro. A encadernação, além de ser capa dura, é um primor nos detalhes da imagem. Achei linda essa cor e o trabalho feito na imagem com essas asas e as engrenagens. Com ilustrações que captam a essência do livro feitas pelo ilustrador brasileiro Wesley Rodrigues. As páginas são amarelas o que deixa a leitura super confortável. O livro possui um acabamento que destaca os detalhes e o torna um presente para quem o lê.

IMG_5344

Curti muito o livro, apesar de algumas das minhas perguntas não terem sido respondidas. Indico para todos aqueles que gostam da temática circense e também de boas histórias.

O Circo Mecânico Tresaulti
Autor: Genevieve ValentineTradutor: Dalton Caldas | Editora: DarkSide Books
Páginas: 320 | ISBN: 9788566636802
Skoob | Goodreads

Para ler: Amazon | Saraiva | Submarino | Livraria Cultura


Mil beijos e até mais!

Veja também

3 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Anne 4 de julho de 2016 at 15:38

    Não conhecia, mas achei a capa super intrigante!
    Acho bem interessantes esses livros que tem todo um estilo próprio na narrativa.
    Fiquei interessada!
    Beijo

  • Reply Ana Júlia Oliveira de Souza 20 de julho de 2016 at 10:42

    Comprei o meu hoje! Estou super ansiosa para ler! A história, já ouvi muito a respeito, e sobre a Darkside muito se fala sobre o seu capricho! rsrs

    • Reply Karin Paredes 25 de julho de 2016 at 09:24

      Olá Julia
      A Darkside Books capricha mesmo nos livros né???
      Espero que curta a leitura!

      Mil beijos!!!

    Deixe seu comentário