O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien

3 de maio de 2016

O Silmarillion

Após 4 meses, finalmente eu terminei de ler O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien. Gente! Que leitura comprida para um livro tão pequeno. Mas valeu a pena.

Comecei a ler O Silmarillion pois queria fazer essa leitura antes de me enveredar por O Senhor dos Anéis, já que é minha meta de leitura de 2016. Mas como foi difícil gostar dele no início. No final acabei curtindo muito.

O Silmarillion

O Silmarillion  é uma coletânea de obras literárias de mito-poesias do escritor J. R. R. Tolkien, editado e publicado postumamente por seu filho Christopher Tolkien, em 1977, com a ajuda de Guy Gavriel Kay.
O Silmarillion compreende cinco partes. A primeira parte, Ainulindalë, fala da criação de Eä, o “mundo que é“. Valaquenta, a segunda parte, dá uma descrição dos Valar e Maiar, os poderes sobrenaturais de Eä. A próxima seção, Quenta Silmarillion, que forma a maior parte da coleção, narra a história dos eventos antes e durante a Primeira Era, incluindo as guerras pelas Silmarils que deu título ao livro. A quarta parte, Akallabêth, relata a história da Queda de Númenor e seu povo, que tem lugar na Segunda Era. A parte final, Dos Anéis de Poder e da Terceira Era, é um breve relato das circunstâncias que levaram e foram apresentadas em O Senhor dos Anéis. (FONTE: Wikipedia)

O Silmarillion

Comecei a ler o livro no Kindle, mas tive que correr para comprar um exemplar físico, pois a leitura não estava fluindo muito bem no e-reader. Era muito estranho. Parecia que eu lia e lia e lia e não saia do lugar e não compreendia muita coisa. Esse livro foi a segunda obra do Tolkien que eu li e como disse anteriormente, comecei para poder ler O Senhor dos Anéis.

Eu li O Hobbit e a experiência das duas leituras foram bem diferentes. Tolkien tem uma escrita com caráter bem descritivo e detalhista. Essa característica é bem marcante no autor e podemos encontra-lá em O Silmarillion. O livro foi montado a partir de pequenos contos escritos. Parecem pequenos ensaios, rascunhos para algo que talvez se tornasse uma grande história.

O Silmarillion

Comecei a ler o livro sem saber muito bem o que me esperava. Acho que isso atrapalhou um pouco. Não compreendia muito bem o que estava lendo. O livro no início é muito difícil, a leitura se arrasta, não flui. Tive momentos de querer abandonar, jogá-lo longe. Mas persisti e ele acabou prendendo a minha atenção. Da metade para o fim, a história começa a ficar bem mais interessante. Começamos a entender algumas passagens, a genealogia dos personagens, a trama como um todo.

Em algumas histórias relatadas no livro senti falta de um momento de êxtase. A sensação que alguém estava apenas relatando um fato, uma notícia. Era tipo: “E aí eles batalharam e ele morreu e no dia seguinte o grupo prosseguiu viagem…“. Eu sentia um certo vazio

Depois de ler esse livro todo, consegui uma constatação: todo o infortúnio que aconteceu na Terra Média é culpa dos elfos. Gente, como são briguentos, vingativos e intrigueiros. Sério, tinha hora que parecia que eu estava vendo novela mexicana. Chegava a ser cômico.

O Silmarillion

O projeto editorial está bem bacana. O livro possui, além da história, alguns guias e materiais informativos que ajudam na compreensão da narrativa. Há um glossário e um guia de pronúncia que ajudou muito na leitura e um mapa genealógico dos elfos para compreendermos o “tantão” de nomes e personagens que tem no livro (e que nos deixa loucos na leitura). O livro possui uma boa diagramação, o que auxilia a leitura. Os mapas também ajudam o leitor a se localizar na história e a compreender a geografia da narrativa.

O Silmarillion

Indico a leitura para todos aqueles que gostam de fantasia e tem vontade de conhecer a escrita do  J. R. R. Tolkien. Se assistiu aos filmes vai gostar de saber sobre alguns personagens, como eles surgiram, porque surgiram. Acho que foi essa parte que acabou me encantando mais. Eu queria saber como a história chegava até onde eu conhecia. Se você também quer saber sobre os fatos anteriores a existência do anel, essa é a pedida.

O Silmarillion

O Silmarillion
Autor:  J. R. R. Tolkien | Editora: WMF Martins Fontes | Páginas: 480 | ISBN:9788578274887 | SkoobGoodreads

Já leu O Silmarillion ou algum outro livro do J. R. R. Tolkien??? Assistiu a alguma adaptação cinematográfica? Gostou, não gostou, odiou?? Me conte nos comentários!


Mil beijos e até mais!

Veja também

2 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Edson 1 de agosto de 2016 at 01:19

    Acabei de ler o senhor dos anéis hoje e já quero começar a ler o silmarillion. Pesquisando na internet sobre o livro acabei encontrando o seu blog.
    Sempre gostei dos filmes (estão entre os meus favoritos na verdade) e finalmente resolvi ler os livros. No começo a história também se arrasta um pouco mas a partir da metade da sociedade do anel a leitura fica melhor. As outras duas partes são simplesmente fantásticas e sinto que vou ter que ler a obra outra vez em algum momento da vida. O livro também é bastante descritivo mas não me incomodou, pelo contrário, me ajudou a conhecer melhor toda a trajetória dos personagens.
    Espero que você consiga cumprir a meta de 2016 porque vale muito a pena. Salvei o seu site aqui e aguardo pra ler o que você achou da obra, enquanto isso vou adentrar no silmarillion.
    P.S.: Caliope é um ótimo nome pra uma calopsita.

    • Reply Karin Paredes 2 de agosto de 2016 at 11:01

      Edson, tudo bem?!
      Que bom que gostou da resenha.
      Quero muito conseguir ler O Senhor dos Anéis ainda esse ano.
      Sinto que minhas outras leituras estão empacadas por conta dele.

      Você vai gostar de O Silmarillion!

      Bjos

    Deixe seu comentário