4 sites para troca de livros

25 de Maio de 2012

Todo mundo que me conhece e que visita o Prateleira de Cima sabe o quanto eu amo livros e adoro ler. Mas talvez o que não sabem é que eu sou uma bibliófila até aos fios do meu cabelo. Se eu pudesse compraria todos os livros do mundo, mas como não tenho dinheiro e muito menos tempo para ler todo o montante, vou lendo o que dar.

O desapego em relação aos livros é algo muito complicado em minha vida, só que estou começando a mudar isso. Em breve, irei fazer uma limpeza nos livros que estão na casa da minha mãe e irei catalogar todas as obras existentes lá. Claro que irá rolar um desbaste e, como uma futura bibliotecária que serei, darei destino a todo material que sairá das estantes. E alguns desses irão parar nas listas de troca espalhadas pela internet.

Há várias locais e sites nos quais vocês podem fazer a troca dos livros que já foram lidos e estão parados nas estantes juntando poeira. E eu selecionei alguns mais conhecidos.

Skoob – Gente, não vou entrar em detalhes aqui sobre essa rede social para os amantes de livros, pois 99,99% dos leitores já o conhecem. Porém, eu não podia deixá-lo de fora pois é um dos principais locais onde a galera que curte leitura fazem suas trocas. Há uma plataforma dentro da rede chamada Plus, destinada exatamente para essas trocas entre usuários, que, particularmente, acho um pouco complicada de utilizar.

Livralivro – Mesmo não sendo muito novo (uns 4 anos) só tive conhecimento dele há pouco tempo e achei super interessante. É um projeto criado por um professor da PUC-RJ, que tem como objetivo promover a troca de livros entre a população. No próprio site tem toda a explicação sobre a origem do projeto e todas as informações necessárias para a efetuação das trocas. Achei legal o indicativo “chance de troca”: há um marcador que diz as chances do livro que você está marcando para trocar realmente ser trocado.

Trocando Livros – Esse site eu não conheço, mas logo na primeira página já me pareceu organizado e dinâmico. Funciona basicamente da mesma forma que os outros

Troca de Livros – Foi um dos primeiros nacionais, mas não fui muito com a cara dele. Se alguém conhece e utiliza, deixa um comentário falando um pouco sobre ele.

Caso não queira fazer trocas, mas simplesmente tornar os seus livros livres, indico o projeto internacional (aqui) que já está no Brasil (aqui) chamado Bookcrossing. O projeto consiste em libertar os livros para que o maior número de pessoas tenha a oportunidade de lê-los.

Algumas pessoas preferem doar seus livros a instituições e bibliotecas, mas tem enfrentado alguns problemas em relação a isso: alguns lugares se negam a receber as doações. Quero esclarecer que muitas bibliotecas até querem receber os livros mas sofrem com problemas de falta de espaço no acervo ou o material doado não entra no perfil da biblioteca, além de outros impedimentos de diferentes espécies. Deixo a dica para se informarem antes ou até mesmo pesquisarem na internet como proceder na hora de doar materiais para essas instituições. Com certeza haverá um lugar que irá querer os livros.

P.S.: Esse post eu dedico a Dani do Sem Formol Não Alisa, que me indicou indiretamente o LivraLivro e que pratica o desapego com seus livros de forma mais.

Veja também

7 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Bianca Moraes 25 de Maio de 2012 at 23:33

    Haa., que legal você divulgar os sites de troca! Conhecia todos, menos o último! 🙂
    O trocando livros já foi muito bom! Tinha muito livro legal por lá, já fiz várias trocas! Mas, ele ficou um tempo fora do ar, então eu acabei parando de entrar. Já o livra livro, funciona direitinho, mas tem muito pouco livro do meu interesse! Parece que só tem livro que o povo usou pro vestibular, sabe? 😛

    E o skoob pra mim é o melhor deles! Assim.. disparado! Pela quantidade de gente que quer trocar tudo quanto é livro, não apenas aqueles que a gente acha por 1 real nos sebos! 😛

    Ah! E a pizzas podem sim serem feitas no forno! Eu fiz muitas, então acabei colocando no forno por causa da quantidade!
    O legal da frigideira é quando você quer fazer poucas. Mas, em grande quantidade, concordo com você que forno é bem mais prático e rápido! 🙂

    Mas, se é pra fazer no forno mesmo.. tenho uma massa um pouco menos rápida, mas GENIAL! Assim.. MUITO gostosa! Posso te passar também! Só tenho que encontrar aqui em casa! ^^

    Beijinhos!

    • Reply Karin 25 de Maio de 2012 at 23:45

      Eu quero a receita da massa sim, Bi.
      O livra livro é legal, mas acho que para ele melhorar precisa ter mais divulgação.
      Beijinhos.

  • Reply Daniela de Freitas Guedes 26 de Maio de 2012 at 15:14

    Que lindo isso, fiquei até emocionada! 😉

    Não conhecia os dois últimos sites. Nas férias, devo fuçar um pouco por eles. Estou gostando muito dessa brincadeira de trocar livros, está me ajudando a recuperar um pouco da minha assiduidez como leitora há muito perdida.

    Gostei muito do post! Obrigada pela citação.

  • Reply Joice Larissa 29 de Maio de 2012 at 23:31

    Karin, terminei de ler o Quarto!! Eu gostei bastante, só demorei porque tive de estudar para algumas provas. As últimas páginas fiquei lendo até de madrugada porque não queria ir dormir sem terminar =)

    • Reply Karin 30 de Maio de 2012 at 12:27

      Oba!!!! Já tenho livro para as férias!!!

  • Reply Joice Larissa Hansen 30 de Maio de 2012 at 22:47

    Que férias? Com essa greve você não vai ter de estudar nas férias?

  • Reply Aquisições Literárias: Janeiro 2013 | Prateleira de Cima 5 de Fevereiro de 2013 at 19:16

    […] chegaram esse mês foram todos adquiridos pelas trocas do Skoob. Já falei sobre trocas de livros nesse post e tenho ficado viciada em trocar livros (rsrsrs). Nesse mês consegui 3 livros: Um Homem de Sorte e […]

  • Deixe seu comentário