Tarde Demais, de Colleen Hoover

30 de julho de 2018

Tarde Demais

A autora best-seller do The New York Times está de volta com um romance ainda mais sombrio, intenso e assustadoramente real.
Para proteger o irmão, Sloan foi ao inferno e fez dele seu lar. Ela está presa em um relacionamento com Asa Jackson, um perigoso traficante, e quanto mais os dias passam, mais parece impossível enxergar uma saída. Imersa em uma casa incontrolável que mais parece um quartel general, rodeada por homens que ela teme e sem um minuto de silêncio, também parece impossível encontrar qualquer motivo para se sentir bem. Até Carter surgir em sua vida.
Sloan é a melhor coisa que já aconteceu a Asa. E se você perguntasse ao rapaz, ele diria que também é a melhor coisa que já aconteceu a Sloan. Apesar de a garota não aprovar seu arriscado estilo de vida, Asa faz o que é preciso para permanecer sempre um passo a frente em seu negócio e proteger sua garota. Até Carter surgir em sua vida.
A chegada de Carter pode afetar o frágil equilíbrio que Sloan lutou tanto para conquistar, mas também pode significar sua única saída de uma situação que está ficando insustentável.
Colleen Hoover não tem medo de escrever sobre assuntos delicados e Tarde demais prova isso. Perpassando as formas mais cotidianas de machismo até as formas mais intensas e cruéis de abuso, a autora mergulha na espiral atordoante que é um relacionamento abusivo.
Fonte da sinopse Editora Record

            **TRIGGER WARNING: Abuso sexual, relacionamento abusivo, consumo de drogas, violência.

“Tarde Demais” é um livro que foi inicialmente publicado capitulo após capitulo no Wattpad pela própria autora, sob o título “Too Late” (tradução literal do título em Português) nem a própria Colleen achava que essa seria uma história comercial devido ao teor que ela pretendia desenvolver, a autora disse queria escrever um tema mais adulto, experimentar uma escrita mais crua, direta e densa, tanto que inicialmente a autora assinou sua história por C.Hoover; o sucesso foi absoluto e finalmente está chegando no Brasil oficialmente, Colleen nunca escreve um livro para incomodar pouco, mas em “Tarde Demais” ela se superou, suas histórias nunca são vazias, mas a tensão desse plot superou até o meu queridinho É assim que acaba.

A imagem ilustra as quotes em inglês que resumem a história , mas queria destacar a ultima frase que em tradução livre ficaria: ” Ela não disse forte, a desgraçada disse Carter” os sons das palavras “Harder” e “Carter” no audiobook quase fizeram meu coração parar.

Sloan é uma personagem que coloca a vida do irmão acima de qualquer outra prioridade, seu irmão necessita de cuidados especiais e como nunca pode contar com os pais para nada acaba, ela aprendeu desde cedo que no mundo deveria lutar sozinha suas próprias batalhas.

Sloan conhece Asa na faculdade e por ter sempre cuidado do irmão privando se de muitas experiências no colégio Asa encanta Sloan de uma maneira muito fácil, no começo está sempre por perto para apoia-la e para elogia lá, em um curto espaço de tempo ele se torna o porto seguro dela, a garantia de ajuda para cuidar do irmão. Tudo seria perfeito se Asa não fosse um traficante que aos poucos se mostra obcecado por Sloan.

Ele é arrogante, tem temperamento forte, é difícil lidar às vezes. Mas me ama. Ele me ama para cacete. E eu estaria mentindo se dissesse que não o amo também. Se pudesse, eu mudaria muitas coisas em Asa, mas ele é tudo que tenho no momento, então aguento. Ele me trouxe para casa quando eu não tinha mais para onde ir. Ninguém mais com quem contar. Só por esse motivo eu o aturo. Não tenho escolha.

Com uma realidade que foi da vida dos sonhos ao pesadelo completo a garota vai se arrastando através dos dias, permitindo se ser feliz apenas quando está na companhia do irmão, até o momento que em uma das aulas da faculdade ela conhece Carter que é um cara totalmente o oposto de Asa, porém, mesmo tentada ela não se permite muita coisa, afinal ela sabe que Asa não hesitaria em matar qualquer um que se atrevesse olhar para ela com interesse.

O livro se desenvolve com três pontos de vistas, na medida que Asa nos mostra seu passado percebemos o quão mentalmente ele é instável, Sloan nos conduz até o inferno enquanto Carter decide ir ao inferno resgatar Sloan; se você está pensando que esse é mais um livro sobre triângulos “amorosos” pode esquecer, basta contar que Sloan, Asa e Carter vão conviver e muito; durante essa convivência você pode ter mini ataques cardíacos enquanto lê.

Talvez seja estranho comparar pessoas a drogas, mas quando drogas são tudo o que você conhece, é normal.

Meu primeiro contato com a história foi via Wattpad, porém não conclui a leitura, a ansiedade que eu ficava de um capitulo para o outro estava me fazendo mal; meu segundo contato foi um audiobook em inglês e essa experiência foi surreal, eu fiquei paranoica enquanto não chegava ao fim da história; agora com a edição física em português e já sabendo como a história acontece me permiti prestar atenção nos detalhes, com cenas altamente descritivas é bom deixar claro que essa leitura não é para qualquer pessoa, mesmo quem nunca passou por situações que contém os gatilhos descritos precisa ter estomago para seguir durantes algumas cenas, eu nunca fiquei tão agitada enquanto alguns capítulos ocorriam.

-As vezes eu acho que poderia te tratar melhor do que eu trato.

-Porque não trata então?

-Porque eu não sei como.

Nada do que foi vivido por Asa justifica seu caráter, mas Colleen nos entrega personagens tão complexos que é fácil admitir que apesar de não concordar em hipótese nenhuma com as atitudes do personagem é compreensível que ele ache e aja como se estivesse fazendo tudo da maneira mais correta. Quando nos colocarmos no lugar da Sloan enquanto mulher é doloroso e devastador; só consigo reafirmar que é sim possível uma vítima não perceba o quanto ela tem sido subjugada mentalmente.

Carter que era para ser o sopro de razão, nos leva ao questionarmos até onde podemos nos colocar em risco em nome do amor?

Quando estamos convencidos que nada mais vai dar certo na história, quando tudo que poderia dar errado já deu, lá vem um novo plot twist, a Sloan que até então parecia incapaz de se defender toma atitudes que vão além da autopreservação; Asa finalmente colhe a tempestade que plantou a vida toda e Carter encontra uma maneira de conter a explosão eminente que o final aguarda.

Nessa leitura você definitivamente vai encontrar uma história dura, intensa e mesmo que o final não agrade a todos é um final completamente plausível (que eu adoraria que fosse mais conto de fadas) mas e que infelizmente pode ser a realidade de pessoas por aí, por isso que apesar de já ter falado que não é um livro para todos, definitivamente é um livro que precisa ser discutido.

Tarde Demais
Autora
: Colleen Hoover | Editora: Record
Páginas: 384 | ISBN: 9788501115003
Skoob | Goodreads
Para ler:  https://amzn.to/2O4YqLm

Ósculos e Amplexos, Karina.

Veja também

3 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Maíra 30 de julho de 2018 at 09:24

    Já quero ler, amo histórias verdadeiras que nos tocam de alguma forma💜💜

    • Reply Karina Carvalho 30 de julho de 2018 at 10:42

      Maí esse é praticamente impossível não se deixar afetar de alguma maneira, tomara que você goste tanto quanto eu , bjos.

    • Reply Karin Paredes 1 de agosto de 2018 at 08:57

      Maíra,
      você vai gostar muito dessa história.
      Mil beijos

    Deixe seu comentário

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.