Troca de livros no Skoob, um guia!

29 de Abril de 2013

trocasskoob

Essa semana a leitora Caroline Ariel entrou em contato para tirar algumas dúvidas sobre como fazer troca de livros no Skoob. Aí tive a ideia de fazer um post-guia para aqueles que querem começar a fazer trocas. Vou tentar explicar todo o processo e quero deixar claro que tudo que vou passar se baseia em experiências próprias. Vale lembrar que na própria rede social,  vocês podem encontrar instruções de como fazer as trocas por lá. Se alguém discordar de algum ponto ou até mesmo quiser acrescentar alguma informação que eu deixei passar, deixe um comentário ou e-mail.

Não sei se vocês sabem, faço muitas trocas no Skoob. Eu tipo fiquei muito viciada em fazer isso. É muito gostoso receber os livros em casa e passar adiante os que já li e que de alguma forma acho que eles iriam ser mais felizes indo morar em novas estantes. E o mais bacana é poder adquirir outros. Mas quero deixar claro que os livros que vão embora são aqueles que não tenho um apreço tão grande. E geralmente solicito os que sei que irão para a lista de troca.

Para deixar bem claro, existem duas modalidades de troca: livro x livro e SkoobPlus.

Troca livro X livro

A troca livro x livro é aquela que toda a negociação se dá fora do SkoobPlus, ou seja, toda a negociação é feita com a pessoa que possui o livro que você está desejando na base da confiança. Porém para a pessoa te enviar o livro você tem que ter o livro que ela também deseja. Vamos ao exemplo:

Maria deseja o livro Orgulho e Preconceito e pesquisa lá na rede quem tem o livro para troca.  Aí ela encontra a Renata que está a procura de um livro que está disponível na estante de troca da Maria. Então Maria envia uma mensagem para Renata e vê se é possível efetuar a troca. Elas trocam informações via e-mail ou mensagem combinando os detalhes como endereço e formas de envio.

Deu para entender??? Nunca fiz trocas por esse método, então não sei explicar bem como ocorre, nem indicar pessoas que fazem. Esse tipo de troca exige um grau de confiança muito grande. Se você navegar pelo Skoob, irá encontrar muitas pessoas que fazem por esse método e outras fazendo indicações de pessoas com as quais tiveram experiências de trocas bem sucedidas. Desvantagem: a possibilidade de ser enganada e ficar tudo por isso mesmo. Conheço amigos que já foram enganados e acabaram perdendo o livro que enviou e sem receber o que solicitou.

Troca de Livros

Troca de livros SkoobPlus

Desde que comecei a fazer trocas,  faço pelo sistema SkoobPlus. Ele foi criado pelos organizadores da rede social com o objetivo de facilitar as trocas entre os usuários.  Para fazer por aí é preciso fazer um upgrade GRATUITO na sua conta. Inicialmente o usuário será um Plus Amarelo que quer dizer que ainda não fez muitas trocas e terá que fazer algumas para se tornar Azul.

Como fazer trocas no SkoobPlus.

Depois de fazer o upgrade, você deve marcar os livros da sua estante que deseja trocar. Vale lembrar:

Os livros marcados como troca” são os que você quer enviar, se desfazer

Os livros marcado como “desejado” são os que você quer adquirir, obter

Após marcar os livros que quer trocar, é só esperar até ser solicitado. Quando o livro é solicitado, você tem um prazo de até 2 dias para aceitar a solicitação. Depois de aceitar você também tem um prazo para enviar o livro.

Enviando o livro

Você recebeu a solicitação e aceitou E agora? Bom, anote o endereço, embrulhe o livro e vá até uma agência dos correios para postar. Existem duas formas de envio baratas nos Correios:

Registro Módico
É uma modalidade de registro dos Correios que é própria para livros, e que custa metade do registro convencional. Eventualmente algumas agências dos correios desconhecem esse serviço. Se isso acontecer, imprima e leve para o gerente dessa agência a página deste link, e faça valer o seu direito de utilizar esse serviço, que foi criado justamente para facilitar o acesso aos livros:

http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=BC88AAF6-012E-0AB5-92EF0B95721B8CE1

Impresso Normal
É uma modalidade de postagem dos Correios que é própria para material impresso (inclusive livros), e que custa menos do que a modalidade Encomenda Normal, que é geralmente a opção utilizada para encomendas de todo o tipo. Além de ser mais barata, outra vantagem é que seu custo não varia geograficamente, o que é especialmente interessante para envios que envolvem localidades fora da região Sudeste, que via Encomenda Normal têm preços muitas vezes proibitivos e via Impresso Normal custam rigorosamente o mesmo do que custariam dentro dessa região. Porém, assim como acontece com o Registro Módico, eventualmente algumas agências dos correios desconhecem esse serviço. Se isso acontecer, aqui estão os seus argumentos. O link traz abaixo traz a descrição do serviço, confirmando que ele existe e que serve para livros sim.

http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=BCD3766C-0E69-3567-EF6B89F99BBA5413

Fonte: “Como funciona” do SkoobPlus

Após postar o livro você deve informar ao destinatário o número de rastreio para ele poder acompanhar o envio. Não esqueça de solicitar esse código na agência dos Correios. Quando a pessoa solicitante receber o livro ela irá confirmar e fazer uma avaliação sua e da troca. Essa avaliação é superimportante! Então você receberá o crédito e já poderá solicitar um livro que deseja.

aquisicoesliterarias

Minha relação com trocas no SkoobPlus

Particularmente, eu prefiro fazer trocas pelo SkoobPlus. Primeiro por causa da praticidade que a ferramenta oferece. Sinto que há pequeninas falhas, mas que não atrapalham o desenrolar das transações de troca. A possibilidade de escolher o livro, a pessoa, e o momento que eu sentir mais oportuno me faz ter preferência por esse método. O SkoobPlus me dá a chance de verificar a reputação dos envolvidos e avaliar as trocas feitas. Sem contar que me proporciona certa segurança na hora que efetuo qualquer negociação de troca.

Eu tenho uma rotina na hora que envio ou solicito livros e algumas delas podem ajudar muito aos novatos. Sempre faço descrições o mais completas possíveis dos livros disponibilizo. Acho super importante porque quem está pesquisando quer saber de forma clara qual é o estado e as condições nos quais os livros se encontram. Coloco 1 crédito para meus livros. Exceto quando são autografados ou são lançamentos e estão novos ainda embalados no plástico. Quando estou buscando livros para solicitar sempre tento pedir de pessoas que são Plus Amarelo. É uma forma de poder ajudar os que estão começando e também auxiliar na construção da reputação delas. Porém, para isso acontecer eu tenho que notar que a pessoa teve um carinho na hora de montar a estante de trocas: descrição completa, se colocou foto (isso é opcional na minha avaliação) e o valor de crédito. Já vi gente Plus Amarelo

troca de livros

Dicas Importantes

Com a minha experiência em trocas, tenho notado algumas coisas na hora que vou escolher os livros que desejo ou até mesmo os perfis das pessoas com quem prefiro fazer trocas. Esses detalhes são superimportantes na hora que decido  que livro ou que pessoa irei fazer troca. Então selecionei algumas dicas para ajudar vocês em todo esse processo: do momento que você cadastra um livro para troca até a hora que você avalia o remetente. Se você está querendo começar nessa vida de trocas e não sabe muito bem como, já começou e ainda não está tendo muito sucesso ou quer melhorar o perfil e a sua reputação, acho bacana dá uma lida na listinha de dicas que preparei. Talvez ajude:

  • Antes de tudo, tenha em mente que é uma troca. Então os livros encontrarão um novo dono. Eles não irão retornar ou você deverá devolver após lê-los.
  • Pense direitinho no valor de crédito que você irá pedir nos livros. Se você é Plus Amarelo não é interessante querer 2 créditos no livro já que está começando a fazer trocas agora. Salvo em casos extremos. Tenha certeza, sempre terá alguém disponibilizando o mesmo livro com apenas 1 crédito. Dessa forma nunca irá conseguir deixar de ser Plus Amarelo.
  • Escreva a descrição do livro que quer trocar. Escrever algo como “Livro em ótimas condições” é algo muito vago e sem interesse. Dê detalhes interessantes como as condições da capa e das folhas ou algum outro detalhe pertinente. Tento sempre colocar coisas que irão interessar a pessoa que está a procura. Geralmente o meu texto está assim: “Em bom estado, sem orelhas, arranhões ou grifos. Capa sem manchas ou arranhões. Lido apenas uma vez.” 
  • As fotos são importantes na hora de montar a descrição dos livros, mas se for utilizá-las, coloque uma do próprio exemplar. Fotos de capa (cover) não ajudam pois a pessoa que está procurando já sabe como é a capa do livro. Ela está interessada no estado do livro e isso só dá com uma foto original dele, não a imagem da capa.
  • Não atrase o envio do livro. Se por acaso ocorrer um imprevisto, avise sempre o remetente. Garanto que ele será compreensivo e contará como ponto positivo na hora da avaliação. Lembrando que você tem um prazo para entregar.
  • Entre sempre em contato com a pessoa que irá receber ou enviar um livro. É  bom pois, conta na hora da avaliação e não deixa dúvidas referentes ao envio.
  • NUNCA esqueça de mandar o código de rastreio. É sua garantia de que você enviou o livro e assim o destinatário pode acompanhar o envio.
  • Não está podendo fazer trocas no momento? Pause o sistema de trocas. Não tem nada mais desagradável do que você solicitar um livro e a pessoa te avisar que ele está indisponível ou não pode te enviar no momento. O SkoobPlus tem um recurso de pausa toda a estante de trocas ou apenas alguns livros. Então por que não usá-la?
  • Mantenha seu cadastro de endereço completo. Você não vai querer perder uma troca porque não colocou o endereço de entrega correto. Quem envia livros não tem culpa se você não foi cuidadoso nesse momento.
  • Sempre escreva avaliações completas, tanto na hora que você recebe quanto na hora que você envia um livro. Escreva textos completos. Colocar um “OK!” na avaliação nunca é legal e interessante para a reputação.
  • Tenha cuidado na hora de embrulhar o livro para a postagem. A gente não faz ideia de como nossos pacotes são tratados pelos Correios. Já recebi livro com a metade da embalagem rasgada e já vi amigos recebendo em estado pior. Então se puder sempre o envolva em plástico-bolha ou pelo menos em um plástico. Caso não consiga assim, envolva o embrulho com fita durex. Isso ajuda a não rasgar os embrulhos. Eu geralmente preparo os meus dessa forma: envolvo o livro em plástico bolha, coloco dentro de um envelope pardo e passo fita durex todo no envelope. Até hoje, ninguém reclamou
  • Nem todos os livros estão disponíveis para troca. Os lançamentos são raridades e geralmente valem 2 créditos. Dificeis de achar,  quando surgem rapidamente são solicitados. Então não adianta querer, por exemplo, O Lado Bom da Vida que será complicado de encontrar. Só na sorte ou com crédito sobrando.

É importante deixar claro que o Skoob não tem nenhuma responsabilidade nos processos de troca feitos pelo sistema. O SkoobPlus é apenas uma ferramenta que nos ajuda nas negociações e avaliações dos usuários. Você também pode tirar suas  dúvidas lá na página Como Funciona do SkoobPlus. Além disso há o grupo Eu Sou Plus, que funciona como um fórum para tirar dúvidas do pessoal e dá outras informações pertinentes.

Estou presente tanto no Skoob quanto no GoodReads. Você pode me adiciona acessando os links abaixo:

Skoob / GoodReads

Estou a disposição para tirar outras dúvidas que talvez não tenha entrado na lista. É só deixar um comentário ou entrar em contato

♥ Até mais ♥

 Para acompanhar todas as novidades do Prateleira de Cima:
LojaOnline | Facebook Twitter Instagram  | Skoob | Youtube | Bloglovin’

Veja também

22 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Jaqueline Silva 30 de Abril de 2013 at 15:27

    Muito legal o post pra quem ainda não é familiarizado com a forma de troca do Skoob. Eu já fiz troca por Plus livroxlivro, e até hoje não aconteceu nada de ruim #graças.
    Quando vou fazer troca eu prefiro que a outra pessoa envie primeiro, pois se eu enrolar ,a pessoa tem uma carta na manga, pode acabar com o meu blog rsrs, já eu fico sem muitas garantias. Enfim, pra não da erro é só conversar muito, e pedi pra pessoa enviar primeiro. Acho que assim as chances são boas de dar certo ^^

  • Reply Nadja Regina de Souza 2 de Maio de 2013 at 16:17

    Olá Karin!!

    parabéns pelo post, eu sou usuária do skoob há um tempo, sempre quis trocar e acaba que faltava um “bate papo” sobre o assunto para poder me inteirar disso com falas mais claras e simples como você fez. Gostei muito, e estou pensando em entrar neste mundo de trocas… espero que mais pessoas façam como você, que não se importem em trocar com um “amarelinho” heheh

    abraços.

    • Reply Karin 2 de Maio de 2013 at 16:34

      Obrigado pelo carinho Nadja!!!
      A ideia era essa. Esclarecer de forma mais clara para as pessoas que querem começar nas trocas do SkoobPlus!!!
      Entra sim para o time dos que trocam livros, é viciante!

  • Reply Joice Larissa Hansen 2 de Maio de 2013 at 22:24

    Karin, aproveitei que você postou esse guia e transformei minha conta no skoob em plus, agora preciso de tempo para organizar. Uma coisa que não consegui fazer vou consultar os livros disponíveis para troca (para ver quantos créditos cada pessoa cobra por eles), encontro os livro, mas quando clico em “disponível” para vizualizar aparece que não tenho créditos para efetuar a troca. Será que só posso vizualizar mesmo depois que tiver algum crédito?? Bom, final de semana vou ver isso melhor. Adorei o guia! Bjs!

    • Reply Karin 3 de Maio de 2013 at 20:49

      Joice, para você ter crédito é preciso primeiro você enviar alguns livros…. Você só ganha crédito quando envia o livro (alguém solicita e a troca é concretizada) ou quando você compra créditos (pagando).

  • Reply Joice Larissa Hansen 5 de Maio de 2013 at 22:26

    É eu entendi isso, só que queria ver quanto as pessoas estão colocando de crédito nos livros antes de eu mesma ter créditos, só para ter uma idéia, mas pelo visto não dá =/

    • Reply Karin 5 de Maio de 2013 at 22:44

      Joice, tem uma maneira.
      Você tem que ir perfil por perfil fora do sistema do skoobplus e aí ver a estante de troca dos usuários que fazem troca por esse método. Dessa forma dá pra ver.
      Mas é trabalhoso.

  • Reply Tany 8 de Maio de 2013 at 13:31

    Nossa, Karin, obrigada mesmo! Esse post ajudou muito a me fazer entender um pouquinho mais do sistema que o Skoob usa. Eu não sou acostumada a usar o site pois prefiro o GoodReads, mas esse é definitivamente o ponto positivo em cima do meu preferido. 🙂
    Vou começar a mexer pra ver se gosto mesmo desse sistema, mas ele parece bem interessante!

    • Reply Karin 8 de Maio de 2013 at 16:11

      Oi Tany
      Eu noto que você mexe bastante no GoodReads por causa das atualizações dos amigos que vem por email para mim. Ainda estou aprendendo a usá-lo
      O SkoobPlus é bem simples e bem fácil.
      Mil beijos

  • Reply Carol Teles 10 de Maio de 2013 at 19:10

    Nunca tentei trocar nada pelo Skoob. Não tenho livros que não queira mais. Até tinha, mas doei para uma feira de livros que teve aqui na minha cidade. Mas assim que tiver um que não queira, vou tentar seguir as suas dicas. Amei-as!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

  • Reply Samuel King 18 de Maio de 2013 at 06:04

    Para começar a trocar via plus, você precisa de créditos, os usuários que utilizam o sistema tem a opção de disponibilizar livros a um ou a dois créditos, e para obtê-los, é inevitável, alguém precisará solicitar algum livro seu, você receberá os créditos assim que o livro chegar ao destinatário e ele marcá-lo como recebido. Há também a opção de comprar créditos, mas para isso, é preciso já ter realizado trocas.

  • Reply Aquisições Literárias: Abril de 2013 | Prateleira de Cima 19 de Maio de 2013 at 13:48

    […] de contar aqui, tenho amado fazer trocas no Skoob. Até fiz um guia para trocas que vocês podem conferir nesse post e um outro no qual eu falo sobre trocas de […]

  • Reply Isabela 3 de julho de 2013 at 23:49

    Meu amorzinho, você escreve muito bem! Sério, eu estava cheia de dúvidas aqui e agora estou cheia de curiosidade kkkkkkkkk eu estou xonadinha pelas suas fotos, pelo seu jeito de explicar as coisas, pelo background do blog ;A; HDFIUSHDFIUSDHFSU nossa, muito obrigada pelo tutorial. Tenho certeza que assim como eu, outras pessoas também vão se sentir muito a vontade para começar a trocar livros depois de ler este seu post. E se não for pedir muito… eu cliquei aí no link do seu skoob mas parece que a senhorita mudou ))): aparece aí pra mandar o novo, heim heim? hahahaa, beijos <3

    • Reply Karin 4 de julho de 2013 at 12:55

      Isabela
      Obrigada pelo carinho e pelo comentário.
      Eu já consertei o link do Skoob. Se quiser pode adicionar
      Mil beijos

  • Reply Isabelly 26 de julho de 2013 at 20:46

    Olá! Li o post todo,e adorei as dicas,me ajudou bastante,mas fiquei só com uma pequena dúvida. Por exemplo,troco o livro tal com a Maria pelo SkoobPlus,e ela aceita,e dá tudo certo,rsrs,quando recebo o crédito posso solicitar um livro com qualquer pessoa que tiver o SkoobPlus e o livro que quero ou tenho que solicitar um livro só com a Maria. Deu pra entender? rsrs
    Estou com essa dúvida a bastante tempo.
    Beijos!

    • Reply Karin 26 de julho de 2013 at 20:57

      Deu para entender sim, Isabelly.
      O crédito vai ser liberado assim que ela receber.
      Você pode solicitar livro de qualquer pessoa que faça parte do SkoobPlus e esteja disponivel para troca. Você fica livre para escolher o que quiser, quando quiser e de quem quiser.
      Qualquer dúvida é só falar que vou tentar responder na medida do possível.
      Beijinhos 🙂

    • Reply Isabelly 26 de julho de 2013 at 21:08

      Ah,muito obrigada! 🙂 Agora ninguém me segura trocando livros! rs Bjos.

  • Reply Rosana Cardoso 13 de agosto de 2013 at 19:23

    Boa Noite!
    Título – Roqueiro no Alem, Um
    Autor – Moraes, Nelson
    ISBN – 8586728055
    Editora W. Paz Espirita Ltda.
    Quero comprar este livro e não consigo encontrar se alguém souber onde eu possa encontrar poderia me falar?
    Obrigada,
    Rosana Cardoso

    • Reply Daniel Andreis 3 de agosto de 2015 at 19:37

      Olá Rosana Cardoso,
      Achei o livro que você está solicitando em um site chamado Estante Virtual, é um site de sebos online, onde você pode solicitar o livro novo ou usado. Dei uma olhada, e o livro q vc solicitou tem em ambas as formas.
      Caso vc se interesse por livros tenho um canal chamado Litera Livros.
      Att,
      Daniel

  • Reply Monika Andreotti 29 de junho de 2014 at 01:20

    Karin, obrigada. Super esclarecedor!
    Você está virando referência quando se trata de trocas pelo Skoob. 😀
    Bjo, bjo :*

    • Reply Karin de Oliveira 29 de junho de 2014 at 11:41

      Olá Monika,
      Obrigada pelo elogio. Fico feliz em saber que o proposito do post está sendo alcançado.
      Beijos

  • Reply Kindred Spirits, de Rainbow Rowell - Prateleira de Cima 29 de outubro de 2016 at 03:01

    […] Spirits, de Rainbow Rowel, chegou aqui em casa através de troca no Skoob. Havia visto o livro pelas ~internets~ da vida e fiquei curiosa para ler. Além de achar a capa […]

  • Deixe seu comentário