Vango: Entre o céu e a terra, de Timothée de Fombelle

31 de julho de 2015

IMG_2395Vango – Entre o céu e a terra foi um livro que chegou de presente da Editora Melhoramentos aqui no QG do Prateleira de Cima em maio. Já o mostrei no Booh Haul de Maio/2015, li em junho, mas só consegui resenhar agora. A fila das resenhas está cheia, pessoal porque dei uma enrolada nas publicações no fim de julho devido ao TCC. Eu lia e não resenhava por isso uma montanha de resenhas em breve aqui no blog.

Bom, a Editora Melhoramentos entrou em contato para enviar um exemplar e fiquei muito feliz quando ele chegou aqui em casa. Queria começar a ler logo, mas eu tive que esperar um pouquinho por causa do fim de semestre da faculdade (está acabando, gente!) e também da fila de leitura que eu tinha na estante. Dei um jeitinho e comecei a ler.

IMG_2392O livro conta a história de Vango, um menino misterioso que está sempre em situação de fuga. Nada se sabe do seu passado: não sabe quem são seus pais e de onde veio. Simplesmente desembarcou aos 3 anos em uma ilha no sul da Itália com sua babá, conhecida como Mademoiselle. Aos 19 anos. prestes a se tornar padre na França, Vango é acusado de assassinar um outro padre no qual era um grande amigo. Quando está prestes a ser preso pela polícia francesa Vango descobre que outras pessoas estão também a sua procura e até mesmo, querendo a sua morte. A partir daí a aventura começa e a busca pela verdade e pela sobrevivência passa ser um objetivo.

O livro começa um pouco confuso, com cenas de ação antes mesmo de conhecermos os personagens. É uma forma de iniciar a narrativa muito parecida com o processo de construção do cinema, que já inicia com cenas de ação e de tirar o fôlego logo no primeiro ato. Depois disso, o livro continua o seu enredo, com um pouco do presente e com flashbacks que nos faz entender o que está ocorrendo no momento presente e também compreender os personagens e sua importância para todo o desenrolar da história.

IMG_2383Demorei um pouco para conhecer os personagens. E vou logo avisando que são muitos. Todo mundo está atrás de Vango, por diferentes razões e acho que esse é o barato da história. Só que tive muitas dificuldades toda vez que a narrativa introduzia um novo personagem. Ficava muito confuso, eram muitos nomes (em francês, alemão, inglês, Vango era o mais simples) e com características diferentes e às vezes similares. Teve momentos que eu não sabia direito de quem o texto tratava. A partir do meio do livro, quando já estamos mais familiarizados com a história e os personagens, essa dificuldade começa a desaparecer e você se envolve pelo enredo.

Fombelle mistura ficção e realidade: alguns personagens na história são verídicos, eles realmente existiram e isso traz uma sensação de pertencimento, dá a sensação de que aquilo realmente ocorreu. O espaço tempo apresentado é a Europa no período entre as duas grandes guerras mundiais. Os ânimos na região estavam um pouco delicados, havia uma sensação de preocupação e as pessoas estavam mais hesitantes com o mundo e com as relações. O livro não mostra isso claramente, mas o leitor consegue sentir isso nas falas, nas características e ações de alguns personagens. Dá para ter uma noção de como estava o mundo naquele momento. Tudo muito melindroso, sabe!?

IMG_2390Sobre as características físicas do livro eu gostei bastante. É um livro grande com 24 cm de altura, mas não é muito pesado. O papel é amarelinho e a fonte é cor vinho o que torna a leitura agradável visualmente falando. Achei peculiar e muito interessante esse detalhe das cores. Ele tem uma capa bem legal e há ilustrações e algumas fotos dos personagens que realmente existiram.

IMG_2386Já estou ansiosa para o lançamento do volume 2. Ficaram muitos mistérios no ar e quero saber logo como acaba a história. Editora Melhoramentos, por favor não demora para trazer a sequencia, por favorzinho. Pelo que sei o livro só vai até o segundo volume, não parece que será uma trilogia. Vamos aguardar, então!

É um livro juvenil ótimo, com uma narrativa muito boa. É dinâmico e misterioso, o que faz você querer saber porque todos estão atrás de Vango. Ele te cativa e te prendo de forma natural, leve. Sem ser algo que você quer ler o livro o tempo todo.

IMG_2389Para lançamento do livro, a Editora fez um BookTrailer que vocês podem ver logo abaixo.

IMG_2385Vango – Entre o céu e a Terra
Autor: Timothée de Fombelle | Tradução: | Editora: Melhoramentos| Páginas: 360| ISBN: 9788506077481 | Skoob | Goodreads

IMG_2379

Mil beijos e até mais!

Para acompanhar todas as novidades do Prateleira de Cima:
Facebook Instagram | Youtube | Twitter | Bloglovin‘ | Skoob

Veja também

Nenhum comentário no blog
comentários pelo Facebook

Deixe seu comentário