Amorzices: dar créditos é dar amor

19 de Março de 2018

dar créditos

Oi pessoas!

Quando as meninas vieram com esse tema para o amorzices do mês de março, eu fiquei muito feliz e comecei a pensar como iria abordar esse assunto aqui no blog.

Como muitos de vocês sabem eu sou bibliotecária e as questões sobre dar crédito, direito autoral e referenciar quem de fato é autor de algo são preocupações que estudamos e praticamos ao longo de toda a nossa existência como profissionais e como ser humanos. Só que não é algo que vemos acontecer, não é mesmo?!?! Se fosse não estaria aqui junto com as meninas debatendo essa polêmica.

Aqui no Prateleira de Cima tento ao sempre dar os créditos para tudo o que compartilho. Se tive uma ideia que me inspirou ou se experimentei algo porque vi alguém falando, sempre comento de onde surgiu o ponto de partida: seja pessoa, texto, lugar ou acontecimento. sempre há coisas no inspirando o tempo todo.

Tenho em minha mente que há dois tipos de créditos: o direto, quando usamos o texto ou a foto de alguém e mostramos quem de fato fez aquilo; e o indireto, que é aquele que mostramos quem ou o quê nos inspirou para fazer determinado conteúdo ou qualquer outra coisa que eu possa apresentar aqui no blog ou em outros âmbitos da minha vida. É uma lógica bem parecida com a que fazemos em citações em trabalhos acadêmicos, não é mesmo?!

Dar créditos é cuidar, é respeitar. Tanto para quem te inspirou quanto para si mesmo. Eu não tiro conclusões ou ideias do nada. Algo deu um empurrãozinho para que aquele pensamento surgisse na minha mente. Ai na hora que compartilho com vocês ou com outras pessoas no meu cotidiano, eu digo: “Vi um post de fulano e achei a ideia maravilhosa, então decidi fazer também.” É tão legal e tão verdadeiro colocar isso. As pessoas dão mais credibilidade para as coisas que a gente faz, sabe! E a gente dá reconhecimento ao trabalho de quem nos inspira.

Tento buscar inspirações em muitas coisas na minha vida. Seja para torná-la mais prática e leve, seja também para colocar mais assuntos e conteúdos por aqui no blog! No momento, essa inspiração tem vindo das próprias meninas que idealizaram essa blogagem coletiva. Maki, Loma e Mel tem trazido tanto conteúdo legal para internet, tenho conhecido tantas coisas bacanas através dos seus posts que me sinto incentivada a escrever mais, a compartilhar mais por aqui.

Mas tenham certeza: tudo que eu colocar por aqui que foi inspirada em alguém, estará dado os devidos créditos. E quando se inspirarem em algo que estiver por aqui, não esqueçam de dar os créditos também.

você pode fazer parte dessa blogagem coletiva também. o amorzices é um projeto mensal, publicado todo dia 15, criado pelo trio amorzinho Sernaiotto + Serendipity + Desancorando e que terá um tema de base: amor. a partir daí, a gente vai falar sobre um monte de coisas. o tema de março é ‘fale sobre quem te inspira’


Mil beijos e até mais!

Veja também

Nenhum comentário no blog
comentários pelo Facebook

Deixe seu comentário