Hora do chá ou da infusão?

27 de dezembro de 2014

twinings3 Sou uma amante de café! Na minha família só tomamos café! Chá (ou infusão) sempre foi algo associado a doença ou a momentos nos quais precisamos ficar um pouco mais calmos ou relaxar. O legal é que a maioria das vezes os chás eram feitos de plantas que tínhamos no próprio quintal.

Quando vim morar em São Paulo, tentei eliminar o café da minha alimentação, mas foi só eu ir até o RJ, que o costume voltou. Tento beber café apenas de manhã, porém nos dias mais frios em SP, a vontade de tomar mais uma xícara é bem grande.

Então veio a ideia de substituir o meu amado café, por chá (ou infusões)! Para quem não sabe, na maioria das vezes, o que estamos tomando não é chá e sim uma infusão.

twinings2Chá ou infusão?

Chá é a bebida preparada a partir das folhas da Camellia sinensis. Ela dá origem aos chás preto, verde e oolong. Se tem a camellia sinensis, então é chá.

Aquela bebida que sua mãe ou vó ou tia prepara a tarde ou quando você bebe quando não está muito bem, na verdade é uma infusão. Infusão é bebida (quente ou gelada) feita a partir da adição de água fervente (ou não) em um punhado de ervas, flores ou frutas a fim de extrair sabor e aroma.

Hoje já vemos no mercado uma correção na nomenclatura nas embalagens das infusões mais famosas. Nos saquinhos podemos ver expressões como fuze, infusion, etc, para mostrar que aquilo não é chá e sim uma infusão.

twiningsMinhas infusões

Desde que vim para São Paulo, comecei a comprar algumas infusões para tomar nos dias mais quentes. Sempre me apeguei aos sabores que já conhecia quando preparava com ervas frescas na casa da minha mãe.

Cidreira e erva-doce sempre tem aqui em casa. Hortelã era uma infusão que eu fazia e não gostava, pois parecia que eu tomava “chá de pasta de dente”. As últimas que comprei foram de camomila e de morango.

twinings4As caixinhas estavam aumentando e eu já estava ficando sem lugar para guardar e aí começou uma busca por caixas para guardar os sachês. Até que semana passada, em uma ida ao supermercado, encontrei essa caixa muito amor da Twinings of London. Apaixonei na hora e acabei levando. Nela vem 6 sabores de infusões bem diferentes.

Vou testar a maioria desses sabores no inverno, mas estou pensando em fazer umas experiências e preparar algumas infusões geladas agora no verão. Depois aviso das experiências.

twinings1 Até mais!

 Para acompanhar todas as novidades do Prateleira de Cima:
LojaOnline | Facebook Twitter Instagram  | Skoob | Youtube | Bloglovin’

Veja também

6 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Mary Riguetti 27 de dezembro de 2014 at 10:39

    Sua coleção de Twinings é invejável *___*
    Nunca gostei de café e sempre tomei chá verde(sou descendente de japoneses).
    Suas fotos estão lindas.

    Bom fim de ano para você =D

    Blogdeaventuras.com ♥

    • Reply Karin de Oliveira 31 de dezembro de 2014 at 10:37

      Mary, obrigada pelo carinho.
      Essa coleção é nova!!! Vou experimentando aos poucos e conto no blog o que achei!
      Beijos!!!

  • Reply Suelaine 27 de dezembro de 2014 at 14:24

    Olá querida, amei o texto, bem esclarecedor! Sou louca pra provar essas infusões e essa caixa é lindíssima! Em que rede de supermercados você encontrou? Grande beijo, adoro o seu blog.

    • Reply Karin de Oliveira 31 de dezembro de 2014 at 10:39

      Suelaine, que bom que gostou do post.
      Essa caixa encontrei aqui em SP na rede de supermercados Sonda, mas já vi em alguns sites especializados em produtos naturais.
      Dá uma pesquisada que você encontra!
      Beijos!

  • Reply Emi 28 de dezembro de 2014 at 04:29

    Esse post foi feito pra miiim! Chá também sempre foi coisa de doente na minha cabeça, mas esse ano comecei a experimentar com uma ideia parecida com a sua – no meu caso, foi pra tentar amenizar meu vício em refrigerante. hahahah Agora viajei pra minha casa baiana e estou até sentindo falta deles, quem diria!
    Preciso muito experimentar novos sabores, fiquei desejando essa caixinha. 😀 Depois conta quais são os melhores, quero tentar!

    • Reply Karin de Oliveira 31 de dezembro de 2014 at 10:40

      Oi Emi!!!
      Mas aposto que na sua casa baiana você consegue fazer infusão com ervas fresquinhas ou não???
      Pode deixar que contarei sobre os sabores!!!
      Beijos

    Deixe seu comentário