Santo Antônio e suas simpatias

13 de junho de 2012

santo-antonioOntem foi Dia dos Namorados e para muitas meninas um dia sem graça por não estarem com um namorado. Para mim, uma data como outra qualquer. Não porque já tenho um namorado (marido são eternos namorados), só que depois que a gente vai ficando um pouco mais velha essas datas comemorativas não fazem nenhum sentido. Só que hoje os devotos católicos estão em festa: é dia de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro.

Sou devota de Santo Antonio desde muito nova. Não sei por qual influência, talvez por ser o padroeiro da cidade em que vivi boa parte da minha vida ou talvez por ter me ajudado em momentos difíceis. Mas poucos sabem que além de ser o “santo casamenteiro”, ele também é considerado padroeiro dos amputados, dos animais, dos estéreis, dos barqueiros, dos velhos, das grávidas, dos pescadores, agricultores, viajantes e marinheiros; dos cavalos e burros; dos pobres e dos oprimidos; e é invocado para achar-se coisas e pessoas perdidas, para conceber-se filhos, para evitar naufrágios, para conseguir casamento. (ufa!)

Santo Antonio se tornou o santo das moças que querem casar após a lenda que conta a seguinte história:

Duas moças não tinham dinheiro para o dote, e portanto não conseguiam arranjar marido para casar. Santo Antônio teria jogado um saquinho de moedas pela chaminé das duas moças desamparadas. 

Santo Antônio foi canonizado antes de ter passado um ano de sua morte. Foi a canonização mais rápida da história da Igreja Católica.

No Brasil, ele um dos santos honrados nas Festas Juninas. Diversos costumes folclóricos estão ligados ao santo, como por exemplo as moças casadoiras retiram o Menino Jesus das estátuas e só o devolvem quando arrumam casamento (nunca fiz isso, ok meninas!). Uma prece especial, os “responsos”, são feitas para que ele ajude a encontrar objetos perdidos e no dia de sua festa muitas igrejas distribuem um pão especialmente abençoado, os “pãezinhos de Santo Antônio”, que deve ser guardado em uma lata de mantimentos para que não falte alimento na casa

Como costume, muitas meninas fazem simpatias para conseguir o tão almejado casamento. São nada mais que receitas que, em minha concepção, são para concentrar energias positivas para conseguir algo tão desejado. Porque energia negativa a gente quer distância. Não fiz simpatia para conseguir namorado, mas pedi muito em minhas orações que pessoas problemáticas saíssem de minha vida e que colocasse em meu caminho um rapaz bom e que me amasse de verdade. Não é que apareceu!

Simpatias de Santo Antônio

Selecionei algumas simpatias fáceis, mas existem na internet dezenas de outras:

  • Para arranjar namorado – Comprar uma pequena imagem de Santo António. Virar o Santo Antônio de cabeça para baixo, dentro de um copo com água, dizendo que o porá de pé quando tiver arranjado namorado.

  • Para arranjar namorado – Pegue na imagem do Santo António, e fale com ele. Diga-lhe que enquanto ele não lhe arranjar um namorado ficará no frigorifico, se demorar que irá para o congelador. Retire-o de lá quando o seu amor lhe bater á porta.
  • Mulher Solteirona se casar – Para uma mulher solteirona se casar, conte 3 palmos de uma fita branca e corte. Amarra este pedaçõ da fita numa imagem de Santo Antonio. Coloque a imagem em seu quarto e peça a ao santo que arrume um casamento para ela. Se você é essa mulher solteirona, a simpatia também pode ser feita. Peça para que sua mãe ou uma amiga fiel faça a simpatia, sem que você veja.

Para saber mais sobre Santo Antônio de Pádua: WikipédiaOrações a Santo Antônio

Mil beijos e até mais!

 Para acompanhar todas as novidades do Prateleira de Cima:
LojaOnline | Facebook Twitter Instagram  | Skoob | Youtube | Bloglovin’

Veja também

10 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Camila Faria 13 de junho de 2012 at 17:09

    Nossa, coitado do Santo Antônio, com tanta gente para ajudar!!! Rs… Fiquei com dó. 🙂

    • Reply Karin 14 de junho de 2012 at 08:41

      Também fiquei impressionada com o número!

  • Reply Kelly Barros 14 de junho de 2012 at 00:17

    hahaha tô pensando seriamente em apelar pra uma dessas.

  • Reply Endryelle Santos 15 de junho de 2012 at 10:58

    Ai, eu adoro o Santo Antônio! Na cidade onde meus pais nasceram (Santo Antônio da Patrulha) tem a igreja dele, uma estátua na cidade *-*
    Ele sempre atendeu meus pedidos 🙂
    Adorei o post!

    Beijo grande :*
    PS: Não teria coragem de fazer estas simpatias, haha, tadinho do santo.

  • Reply gabriela 17 de junho de 2012 at 16:27

    nossa, tô quase considerando fazer simpatia mesmo pra ver se desencalho! ahahaha

    :*

  • Reply Gisele Santos (Vahallam) 18 de junho de 2012 at 14:47

    Eu acho engraçado a mulherada fazer simpatias para Santo Antônio para arrumar namorado, muito sarro.

    Já vi pessoas até servindo café para Santo Antônio. rs…

    O Máximo, espero que estas simpatias e orações ajudem as meninas a desencalhares, rs.

    Muito bom!

    Beijos,

    Gisele

  • Reply Bel 22 de junho de 2012 at 22:07

    Oi,Karin!
    Passei pra conhecer seu blog,que é uma graça!
    Minha carta já chegou até vc?
    Sou super devota de Sto.Antônio!!!! Salve ELE!!!!
    Bjs.

    • Reply Karin 22 de junho de 2012 at 23:44

      Sua cartinha chegou hoje e fiquei muito feliz com ela. Amei!!!!! Logo, logo eu respondo.
      Beijosss

  • Reply Tary 23 de junho de 2012 at 00:55

    Santo Antônio é padroeiro aqui da minha cidade e a igreja dele é a mais antiga daqui (: Ótimo post!

    Beijos!

  • Reply Guia de Simpatias 21 de Fevereiro de 2013 at 15:06

    Pois as simpatias no nosso portal mais procuradas são justamente as de Santo Antônio. Ou relacionadas (casamento, namorado, almagêmea..). Todo mundo quer uma ajuda do santo, vale tudo, até afogá-lo! hahaha

  • Deixe seu comentário