Sempre visito blogs bacanas nesse mundão de Brasil e uma das coisas que mais vejo os leitores fazendo é perguntando sobre qual equipamento fotográfico a blogueira/blogueiro usa, qual eles indicam, qual é a melhor câmera, e outras perguntas desse tipo.
Quando vejo essas perguntas por aí, me meto na conversa alheia e tento ajudar de alguma forma. E foi por isso que surgiu a ideia desse post. Sei que há várias dicas espalhadas pela internet ensinando como escolher câmera fotográfica, mas achei melhor que fosse algo feito por alguém que não é especialista no assunto e também teve os mesmos problemas e dúvidas.
Quando eu comecei o Prateleira de Cima, eu não entendia muito bem dessa coisa toda de fotografia e máquina fotográfica e afins. A primeira máquina era uma Sony na qual não lembrarei o modelo. Era uma grande companheira e me ajudou muito com as primeiras fotos para o blog. Lembro de usar muito o timer dela.
Logo depois eu adquiri uma Nikon D3100 com uma lente intercambiável 18-55mm. E aí comecei de verdade a conhecer a fotografia. Adquiri mais outras lentes e até comecei a gravar alguns vídeos com ela. Me ajudou muito naquilo que eu realmente precisava e foi uma grande professora.
De uns tempos para cá vi a necessidade de trocar de equipamento fotográfico. Estava precisando de uma máquina melhor para me auxiliar nas fotos para o blog e para começar a gravar alguns vlogs. Decidi adquirir uma Canon T5i 18-135mm.
Mas a escolha por esse modelo não foi fácil. Foram mais de 2 meses de muita pesquisa e muito tutorial pela internet. Horas e horas procurando, em sites em português e inglês, informações sobre as mais diferentes câmeras fotográficas. Para deixar mais simples para vocês, vou dar algumas dicas de como fazer para escolher a sua câmera fotográfica, as mesmas que usei para escolher a minha.
10 dicas para escolher sua câmera fotográfica
1 – Antes de tudo, não sou fotógrafa. Nunca fiz curso, nem tenho formação superior em fotografia, então muita coisa desconheço. Tudo que sei é pela experiência e por muita pesquisa nas internets da vida. É pesquisando que se aprende.
2 – Tipos de câmeras fotográficas digitais. Existem vários tipos de câmeras fotográficas. A escolha de qual tipo é o melhor para você vai depender para que você irá usar a sua máquina. Não adianta ter uma máquina de última geração e top de linha se você só irá usá-la para tirar foto uma vez por ano, pense sempre no custo-benefício. Para esse item vou indicar os seguintes posts bem explicadinhos: Diferenças entre os tipos de câmeras (TechTudo) | Tipos de Câmeras Fotográficas Digitais (Blog Andarelli) | E-book Guia Definitivo – Tipos de Máquinas
3 – Estude um pouco – Sim, isso mesmo! Para escolher sua câmera fotográfica você precisará estudar pelo menos o básico sobre fotografia para poder entender os recursos que as câmeras possuem ou não. Para ajudar nesse item selecionei alguns posts que irão ajudar: FotoGuia | PhotoPro 1 | PhotoPro 2
4 – Pesquise muito. Uma das coisas que mais ajudaram na hora de escolher as minhas câmeras foram as pesquisas que fiz. A internet está aí como uma ótima ferramenta para ajudar a encontrar aquilo que precisamos. Procure em fóruns, tutoriais, nos sites das marcas das câmeras fotográficas e até no Youtube. Se você ter familiaridade com o inglês, aproveite para olhar sites e vídeos gringos para ajudar na escolha da sua câmera. Nesses lugares você vai encontrar muita informação especializada e vai aprender um pouquinho mais sobre câmeras fotográficas. Sabe aquela famosa frase “joga no google”? Faça isso e não se arrependerá!
5 – Faça testes. Hoje há a possibilidade de testar aparelhos que estão em exposição nas lojas. Vá até uma e tenha a chance de poder ver ao vivo o aparelho que está pensando em adquirir. Uma outra dica é ir nessas feiras de fotografia: lá há alguns stands de grandes marcas do mercado e você pode ver os lançamentos, testar as cameras, tirar dúvidas com especialistas e tudo mais.
6 – Compare câmeras. A internet está cheio de ferramentas para ajudar na escolha da sua câmera. Há sites que fazem comparativos entre duas ou mais câmeras, mostram as especificações técnicas de cada aparelho e trazem muitas informações bacanas que irão te ajudar na hora de decidir. Para esse item vou deixar dicas de dois sites que usei muito na escolha do meu equipamento: Camera versus Camera | Snapsort (em inglês) | Versus | Imaging Resource (em inglês)
7 – Pesquise e compare preços – Depois de terem escolhido o modelo de câmera, vem a parte mais importante: o preço. Às vezes é ele quem irá guiar a compra de sua futura câmera fotográfica. Pesquise promoções e lojas que vendam mais barato e até em lojas fora do Brasil. Você pode ter aquele tio ou amigo que vai viajar no exterior e pode trazer uma para você. Nesse caso pesquise em sites gringo e faça a conversão de dólar para real para ver se realmente vale a pena a compra de uma câmera estrangeira. Algumas lojas até entregam para o Brasil, mas cobram os impostos e taxas para envio e isso pode ficar caro.
8 – Cuidado com as fraudes – Você irá encontrar várias lojas que vendem equipamentos de fotografia espalhadas pela internet com preços bem abaixo do mercado. Quando fazia minha pesquisa, encontrei variação de preço de mais de R$1500,00. Desconfie das lojas que vendam muito barato. Indico sempre lojas online que já possuem nome ou que é uma marca já consolidada no mercado de vendas online.
É preferível pagar um pouquinho mais e ter garantias do seu produto, do que pagar baratinho e nunca mais ver seu dinheiro, muito menos o seu produto. Para ajudar nesse quesito, a lista de Sites e Lojas Não confiáveis do Procon-SP ajuda bem. Outro site que pode auxiliar a verificar a reputação da loja é o Reclame Aqui. Mesmo assim, tomem muito cuidado na hora de fazer a compra de sua câmera pela internet.
9 – Tenha paciência – Sim, tenha paciência. Você irá pesquisar muito e precisa dessa virtude na hora da compra de sua câmera fotográfica. Como eu disse antes, foram 2 meses de pesquisa em sites, vídeos, resenhas, tutoriais, sites das marcas, relatos de experiência, unboxing, sites gringos, comparações entre câmeras, fóruns, sites de equipamentos fotográficos, idas em lojas para testar câmeras, lojas online para comparar preços. Ufaa! E não me arrependo de nada disso. Valeu cada minuto de pesquisa, pois tenho um equipamento bacana que foi escolhido por mim.
10 – Nikon ou Canon? – Deixei essa questão por último pois simplesmente a resposta é: depende de você. Ambas são marcas top no que se refere a câmeras fotográficas. As duas tem o mesmo propósito no mercado. O que vai fazer você decidir qual escolher é qual você irá se adaptar melhor. Por isso o item 5 – Faça testes é tão importante. É sempre bom testar as câmeras antes, verificar se você gosta de segurá-las, se adapta melhor ao seu jeito de fotografar e se está de acordo com o seu propósito na fotografia. Eu já tive uma Nikon e era apaixonada por ela. Recentemente comprei uma Canon e estou curtindo muito a câmera.
Bônus – Dicas valiosíssimas: escolha uma câmera que esteja dentro do seu orçamento. É melhor você tem uma câmera que cabe no seu bolso e ir aprendendo sobre fotografia com ela, do que ficar sonhando com uma mais cara e nunca ter a chance de ter a sua. Escolha VOCÊ a sua câmera, não adianta perguntar para um ou para outro qual o melhor modelo de câmera. O que é bom para alguns, pode não ser bom para outros. E já me arrependi muito ouvindo a opinião de outras pessoas. E por último, não subestime a câmera fotográfica que você tem. Ela pode ser capaz de fazer coisas que nem imagina.
—–
Ufa! Esse post ficou gigaaanteee! Mas valeu a pena! Espero poder ajudá-los com as suas escolhas. Se ainda tiver alguma dúvida que NÃO foi explicado nesse guia, deixe sua pergunta nos comentários. Terei o maior prazer em ajudar!
♥
Para acompanhar todas as novidades do Prateleira de Cima:
LojaOnline | Facebook | Twitter | Instagram | Skoob | Youtube | Bloglovin’
4 Comments
Mãndy
28 de novembro de 2014 at 10:49Amei o post e vou seguir suas dicas, futuramente pretendo comprar uma câmera melhor e entender mais de fotografia. Acho que o mais chato e mais importante é a parte de pesquisa. Vou começar já!
ary alvarez
17 de julho de 2015 at 14:21eu gostaria de comprar uma camera semprofissional; compacta sem canhon, mas q tire fotos q eu possa fazer quadros; poster etc; eu gostei da nikon S9500 18mp;zoom 22 salvo erro. podia me dar uma opiniao?
Leandro
26 de outubro de 2015 at 22:53Muito obrigado pelas dicas no post, muito boas, a dica bônus com certeza é a melhor rsrs. Melhor começar de alguma forma do que só ficar pensando e não começar nunca!
Quero sua Câmera Velha!!! - Pequena Karin
6 de março de 2023 at 16:48[…] me conhece sabe o quanto gosto de fotografia. E de uns tempos para cá tenho me apaixonado ainda mais pela fotografia analógica e o seu […]