Eu vi: Cisne Negro

6 de fevereiro de 2011

Cisne Negro

título original: (Black Swan)
lançamento: 2010 (EUA)
direção: Darren Aronofsky
atores: Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel.
duração: 103 min
gênero: Suspense

 

Cinema e Ballet: duas artes em um só filme

Depois de assistir Cisne Negro, é muito difícil escrever sobre ele. O filme estreiou essa semana e  tem sido comentado nas academias de ballet e nas rodas de papo sobre cinema antes mesmo de entrar em cartaz. Agora sei o porquê das cinco indicações ao Oscar.

Não vou contar aqui a história do filme. Não cabe a mim e também não quero estragar a possibilidade de vocês assistirem.

Cisne Negro é intenso e prende o expectador a cada segundo. A psicologia tratada  te deixa um pouco atordoada, atemorizada. Te traz também sensações e pensamentos dúbios em relação a trama  e o que está ocorrendo. É forte e mostra a dualidade que o Ballet “Lago dos Cisnes” traz para uma bailarina.  Não espere uma história comum e doce que muitos acham das ballerinas e de seus repertórios. O filme nos revela o lado mais cruel de dançar ballet.

Sem contar a retratação do mundo do Ballet. Sapatilhas, aquecimento, barras, ensaios, coques, collants, tutus, pirouettes, pas de deux …. ufa! É o paraiso para as apaixonadas por essa arte.

Natalie Portman está deslumbrante no papel e interpreta muito bem as situações vividas por sua personagem. Grande destaque para as cenas dançando (sim ela dançava ballet, mas ela tinha dublê para algumas performances)  e para as cenas com apelo sexual.

A fotografia é o ponto chave nesse filme (não é à toa que também está indicado para essa estatueta). Os enquadramentos te ajudam a entender a trama e a vivenciar o que os atores estão fazendo, vendo e sentindo. Sem contar, que as vezes era responsável por aterrorizar o expectador.

Não podia deixar de mencionar a trilha sonora (não esqueçam que é a parte em qualquer filme que mais presto a atenção). Claro e evidente: Tchaikovsky. Utilizada de forma magistral.

Cisne Negro vale a pena ser assistido por você, bailarina, pela dança. E também por você, cinéfilo, pelo filme e pela história.


Mil beijos e até mais!

Veja também

5 comentários no blog
comentários pelo Facebook

  • Reply Luana Pagung 6 de fevereiro de 2011 at 17:10

    Quero muito assistir este filme! >__<

    • Reply Karin 6 de fevereiro de 2011 at 18:03

      Você vai gostar!!!

  • Reply Carolina 10 de fevereiro de 2011 at 17:17

    Esse é um dos filmes mais incríveis que já vi. Como você comentou, a Natalie Portman está maravilhosa no papel de Nina.
    Merecedissimas todas as indicações ao Oscar.

    xx

  • Reply Gabriella 11 de fevereiro de 2011 at 00:45

    Eu estou doida para ver esse filme, parece ser muito bom. E quero ver se entendo alguma coisa, porque com o trailer, fiquei boiando legal HUAIHIUAHA.

  • Reply Oscar 2011 | Prateleira de Cima 28 de fevereiro de 2011 at 11:58

    […] havia assistido o Cisne Negro (comentei sobre o que vi aqui) e também o “O Discurso do Rei” (não comentei sobre esse filme devido a correria que […]

  • Deixe seu comentário